Justiça

STF determina quebra de sigilo das imagens do Palácio em 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes ainda ordenou o envio, em 48 horas, de todo o material existente para o STF.

O ministro Alexandre de Moraes determinou a quebra do sigilo da divulgação das imagens internas do Palácio do Planalto durante os atos de vandalismo ocorrido em 8 de janeiro.

O ministro ainda ordenou o envio, em 48 horas, de todo o material existente para o STF.

As imagens foram vazadas para a CNN e mostram o ex-ministro Gonçalves Dias, do Gabinete de Segurança Institucional, no palácio na hora dos ataques, interagindo com os invasores. O GSI alegou que os agentes do órgão agiram para desocupar o palácio e realizar prisões.

Após a divulgação, Gonçalves Dias pediu demissão do cargo, sendo substituído interinamente pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, que atuou com interventor na segurança do DF após os atos golpistas.

Já sob a gestão de Capelli, o GSI alegou, em resposta a pedido anterior do próprio ministro Alexandre de Moraes, que as imagens não haviam sido liberadas pelo Ministério devido ao sigilo do inquérito.

O órgão ainda perguntou ao ministro se poderia ou não divulgar as imagens devido aos pedidos feitos por meio da Lei de Acesso à Informação.

Na decisão desta sexta, Alexandre de Moraes definiu que, em 48 horas, a Polícia Federal realize os depoimentos de todos servidores do GSI que aparecem nas imagens de segurança do Palácio do Planalto.

Moraes também pediu que o ministro interino do GSI, Ricardo Capelli, envie cópia integral da sindicância instaurada para apuração das condutas de agentes públicos civis e militares envolvidos na depredação das sedes dos 3 poderes, em 8 de janeiro.

Nas redes sociais, Capelli disse que estará neste sabádo no GSI para cumprir as determinações do STF, enviando todo o material solicitando e tornando público todas as imagens do Palácio no dia 8 de janeiro.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Lucas Pordeus / Alessandra Esteves - 21/04/2023 20:40:06. Última edição: 21/04/2023 20:40:06

Tags: GSI Stf Imagens Palácio Do Planalto 8 De Janeiro

Leia também:

Justiça condena Frederick Wassef por ameaça a jornalista

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Frederick Wassef, por ameaça a jornalista do UOL Juliana Dal Piva. A decisão foi da 4ª Câmara de Direito Privado do tribunal por unanimidade.

Moraes determina quebra do sigilo de imagens de vandalismo no Planalto

Moraes determina quebra do sigilo de imagens de vandalismo no Planalto

Com a decisão, todas as imagens do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) captadas durante a invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro devem ser enviadas para investigação na Corte.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi