Justiça

STF fixa pena para mais seis pessoas por atos de 8 de janeiro

A condenação foi pela prática dos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e dano ao patrimônio tombado.

O Supremo Tribunal Federal fixou a pena de mais seis pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A condenação foi pela prática dos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e dano ao patrimônio tombado.  

STF fixa pena para mais seis pessoas por atos de 8 de janeiro

O julgamento virtual desses seis réus foi concluído no dia 17 de outubro. Mas apesar do entendimento da maioria em relação aos crimes cometidos, o mesmo não ocorreu na fixação das penas. Com isso, prevaleceu o voto médio, nos termos propostos pelo ministro Cristiano Zanin.

Para cinco réus — Reginaldo Carlos Begiato Garcia, Cláudio Augusto Felippe, Jaqueline Freitas Gimenez, Edinéia Paes da Silva dos Santos e Marcelo Lopes do Carmo — foi imposta a pena de 16 anos e seis meses de prisão. Para o sexto réu, Jorge Ferreira, a sanção foi de 13 anos e seis meses de prisão. 

Essa condenação inclui, ainda, uma indenização por danos morais coletivos no valor mínimo de R$ 30 milhões  — a ser dividido entre todos os que forem condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

As defesas dos réus alegavam, entre outros pontos, que as condutas não foram individualizadas, que os atos não teriam eficácia para concretizar o crime de golpe de Estado, e que eles pretendiam participar de um ato pacífico.

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Daniel Ito/ Renata Batista - 22/10/2023 13:35:12. Última edição: 22/10/2023 13:35:12

Tags: Stf 8 De Janeiro

Leia também:

RJ: Defensoria quer rever decisões com base em reconhecimento por foto

RJ: Defensoria quer rever decisões com base em reconhecimento por foto

Com a aprovação de uma lei que proíbe o uso do reconhecimento fotográfico como único recurso para pedidos de prisões no Rio de Janeiro, a Defensoria Pública vai tentar reverter detenções e condenações baseadas apenas nesses indícios. A informação é da coordenadora de Defesa Criminal da institução, Lucia Helena Oliveira. Wesley Peres é uma dessas pessoas. Ele foi acusado de pertencer a uma quadrilha que postava falsos anúncios de venda de carros para praticar assaltos em Belford Roxo.

Barroso diz que acompanha investigação sobre assassinato de juiz em PE

Barroso diz que acompanha investigação sobre assassinato de juiz em PE

Presidente do STF disse que conversou com a governadora do estado e com o ministro da Justiça e foi informado de que todo o efetivo policial do estado está atento ao caso.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi