Justiça

STF forma maioria para obrigar governo a reativar Fundo Amazônia

Órgão atuava na preservação da floresta e não houve substituto

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para que a União adote, em 60 dias, as providências administrativas necessárias para a reativação do Fundo Amazônia e não faça novas paralisações.

STF forma maioria para obrigar governo a reativar Fundo Amazônia
© Mario Oliveira/ MTUR

Até agora, seis ministros acompanharam o voto da relatora e presidente do STF, ministra Rosa Weber, favorável à ação apresentada pelo PSB, PSOL, PT e Rede Sustentabilidade. Os partidos questionam a interrupção de novas ações, decorrente da extinção do Comitê Técnico e do Comitê Orientador do Fundo Amazônia.

Para Rosa Weber, não há dúvida sobre a competência do Poder Executivo para alterar políticas públicas sob sua responsabilidade. Mas a desconstituição de uma política financeira bem-sucedida no combate à degradação ambiental, sem a criação de outro órgão administrativo, viola o princípio constitucional que proíbe o retrocesso em direitos fundamentais e representa omissão do governo em seu dever de preservação da Amazônia.

Segundo a ministra Rosa Weber, o fundo está paralisado desde 2019, sem poder investir os mais de R$ 3 bilhões que tem em caixa em novos projetos de preservação ambiental e no combate ao desmatamento e às queimadas na região.

O entendimento foi acompanhado pelos ministros André Mendonça, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Dias Toffoli.

O único a discordar, até o momento, foi o ministro Nunes Marques, alegando que o governo exerceu uma opção política legítima em relação ao Fundo Amazônia e que não caberia ao Judiciário interferir no caso.

O julgamento do STF vai prosseguir na próxima quinta-feira, dia 3 de novembro.

Agência Brasil / Por Ana Lucia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Sumaia Villela - 01/11/2022 15:16:11. Última edição: 01/11/2022 15:16:11

Tags: Fundo Amazônia Stf Amazônia

Leia também:

TSE informa que segundo turno registra maior número de votos válidos

O segundo turno das Eleições 2022, disputado neste domingo, registrou o maior número de votos válidos da história: cerca de 118 milhões e meio de eleitores de todo o país escolheram um dos dois candidatos que disputaram a presidência da República

Ministros do STF prestam homenagem aos 34 anos da Constituição

Ministros do STF prestam homenagem aos 34 anos da Constituição

A presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, disse que a Constituição trouxe conquistas democráticas para construção de uma sociedade livre, estabilidade institucional e participação popular.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi