Justiça

STF julgará mais 131 denúncias contra investigados por atos golpistas

Até o momento, Supremo tornou réus 795 investigados

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima terça-feira (23) o julgamento das denúncias referentes a mais 131 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. É o sexto grupo de investigados, totalizando 1.176 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

STF julgará mais 131 denúncias contra investigados por atos golpistas
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O julgamento ocorrerá no plenário virtual, modalidade na qual os ministros depositam os votos no sistema eletrônico do STF e não há deliberação presencial.

Se a maioria dos ministros aceitar as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo. Eles deverão responder pelos crimes de incitação ao crime e associação criminosa. O grupo é formado por acusados de atuarem como autores e instigadores dos atos.

O julgamento das primeiras denúncias começou no mês passado. Até o momento, a Corte tornou réus 795 investigados.

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Juliana Andrade - 16/05/2023 18:25:29. Última edição: 16/05/2023 18:25:29

Tags: Stf Atos Golpistas Denúncias Atos Antidemocráticos

Leia também:

MPF quer informações sobre retirada de garimpeiros da TI Yanomami

MPF quer informações sobre retirada de garimpeiros da TI Yanomami

Para o procurador da República Alisson Marugal, "apesar do êxito da operação", ainda há presença de garimpeiros em áreas isoladas, o que tem causado violência contra as comunidades indígenas.

Boate Kiss: PGR quer restabelecer condenação de acusados

Os ex-sócios da Boate, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann; o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo dos Santos; e o produtor musical Luciano Bonilha foram condenados pelo júri, mas o Tribunal de Justiça gaúcho reconheceu nulidades processuais alegadas pela defesa e os acusados passaram a responder o processo em liberdade.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi