Justiça

STF mantém ônibus interestaduais de graça para jovens de baixa renda

Lewandowski defendeu que o Estado pode intervir na economia para garantir a mobilidade dos jovens de baixa renda e empresas podem buscar compensação financeira.

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal manteve a regra que garante a jovens de baixa renda a reserva, em ônibus interestaduais, de duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% na passagem.

A norma prevista no Estatuto da Juventude foi questionada pela a Abrati, Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros, que argumentou que o benefício seria inconstitucional por não prever uma fonte de compensação às empresas privadas.

O relator dessa ação, o ministro Luiz Fux, já havia votado contra o pedido da representante das empresas. Nesta quinta-feira, acompanharam o relator os ministros Ricardo Lewandowski, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber.

Lewandowski defendeu que o Estado pode intervir na economia para garantir a mobilidade dos jovens de baixa renda. Segundo o magistrado, a ação não se sustenta porque as empresas podem buscar compensação financeira. 

O ministro Lewandowski se baseou no argumento do relator, Luiz Fux, que sustentou que resoluções da ANTT, Agência Nacional de Transporte Terrestre, permitem que as empresas recomponham as receitas caso comprovem eventuais prejuízos com as gratuidades previstas em lei.  

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi - 20/11/2022 18:09:43. Última edição: 20/11/2022 18:09:43

Tags: Stf ônibus Interestadual Passagem Gratuito Gratuidade Baixa Renda Jovens

Leia também:

Gilmar Mendes nega habeas corpus coletivo a manifestantes em quartéis

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, negou, hoje, em Brasília, a concessão de um habeas corpus coletivo a pessoas que participam de atos em frente a unidades das Forças Armadas e que não aceitam o resultado da eleição presidencial e pedem uma intervenção militar. Na decisão, ele disse haver “flagrante inadmissibilidade” no pedido, feito pelo advogado Carlos Alexandre Komflahs, em nome de todos os participantes dos atos. Isso significa que o relator não aceitou analisar o mérito da solicitação por considerar não haver o mínimo de embasamento jurídico.

Dr. Jairinho e Monique Medeiros serão julgados por júri popular

Padrasto e mãe do menino Henry Borel são acusados de terem matado a criança, em março de 2021. A data do julgamento ainda não foi marcada.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi