Justiça

STF mantém suspensão do piso salarial da enfermagem em todo o país

A lei que definiu os valores dos salários-mínimos para as categorias da enfermagem foi aprovada no Congresso Nacional, e sancionada pelo governo em 4 de agosto. O texto define que o piso para

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para manter suspenso o piso das categorias de enfermagem em todo o país.

A votação ocorre em uma ação proposta pela Confederação Nacional da Saúde, a CNSaúde, que questiona a constitucionalidade da lei que definiu os valores mínimos dos salários para esses profissionais.

Foi nessa ação que Luís Roberto Barroso suspendeu por 60 dias a vigência do piso, no dia 4 de setembro. O ministro tomou essa decisão por entender que o pagamento dos novos salários pode levar a uma demissão em massa de profissionais da saúde, levando à desassistência da população.

Barroso também pediu para as entidades interessadas no assunto que se manifestem nesse período de 60 dias sobre o impacto econômico do pagamento do piso.

Até a tarde desta quinta-feira, o placar no plenário virtual do STF era de 7 a 3 para manter a suspensão.

A lei que definiu os valores dos salários-mínimos para as categorias da enfermagem foi aprovada no Congresso Nacional, e sancionada pelo governo em 4 de agosto. O texto define que o piso para enfermeiros deve ser de R$ 4.750.

 O piso para técnicos de enfermagem ficou estabelecido em 70% desse valor; e 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras.

Agência Brasil / Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 19/09/2022 14:08:42. Última edição: 19/09/2022 14:08:42

Tags: Stf Piso Salarial Enfermagem

Leia também:

Acusado de torturar enteado se entrega para a polícia

Após a prisão preventiva decretada pela Justiça do Rio de Janeiro, o lutador de boxe Vitor Arthur Pinho Pozzobon, de 32 anos, se entregou à polícia. Ele é acusado de agredir e torturar o enteado, de

Justiça mantém prisão preventiva de acusado de torturar criança

A Justiça manteve a prisão preventiva do padrasto acusado de torturar seu enteado em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A decisão foi do juiz Antonio Lucchese, que manteve a prisão

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi