Justiça

STF passa a decidir se torna réus mais 250 acusados por ataques de 8/1

É o quarto blocos de denunciados pela Procuradoria Geral da República. O julgamento acontece no plenário virtual e vai até a próxima segunda-feira (15).

Mais 250 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro começaram a ser julgados nesta terça-feira (9) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Esse é o quarto conjunto de denúncias apresentadas pela Procuradoria Geral da República (PGR) contra acusados pelas ações de vandalismo nas sedes do Supremo, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.

O julgamento acontece no plenário virtual e vai até a próxima segunda-feira, dia 15. Os inquéritos estão sob a relatoria do Ministro Alexandre de Moraes.

Agora, o STF vai decidir se abre ações penais contra os acusados. Se as denúncias forem recebidas, eles viram réus. Em seguida começa a fase de coleta de provas, com depoimentos de testemunhas de defesa e de acusação. Depois, o Supremo vai decidir pela condenação ou absolvição dos acusados.

Nessa segunda-feira, por 8 votos a 2, a Corte tornou réus mais 250 acusados de participação nos atos antidemocráticos durante julgamento do terceiro bloco de denúncias contra os acusados.

Até o momento, a Corte decidiu pela abertura de ações penais contra 550 pessoas das 1,3 mil acusadas de participação nos atos antidemocráticos.

 

*Com informações da Agência Brasil

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos/ Sumaia Villela - 09/05/2023 10:00:16. Última edição: 09/05/2023 10:00:16

Tags: Atos Antidemocráticos Atos Golpistas Stf

Leia também:

STF julga mais 250 denunciados por atos golpistas

STF julga mais 250 denunciados por atos golpistas

É o quarto grupo de investigados, totalizando 800 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Levantamento mostra que maioria das chacinas não são denunciadas

Nos últimos 15 anos, apenas duas das 27 chacinas ocorridas em operações policiais no RJ foram denunciadas pelo Ministério Público à Justiça. Nenhuma delas passou da fase de instrução e julgamento. Duas foram arquivadas.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi