Zanin esclarece voto sobre injúria racial contra comunidade LGBTQIA+
Segundo a assessoria, o ministro não se manifestou contra a aplicação da injúria racial para punir ofensas homofóbicas, mas divergiu por questões processuais.
Processo foi incluído na pauta desta quinta-feira
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que retomará nesta quinta-feira (24) o julgamento sobre descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. O processo foi incluído na pauta de julgamento no início desta noite. A sessão está prevista para começar às 14h.
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O julgamento foi suspenso no dia 2 de agosto, quando foi formado placar de 4 votos a 0 para descriminalização somente do porte de maconha para uso pessoal.
Durante o julgamento, o STF vai decidir se a Corte pode determinar a descriminalização, se a medida vai valer para todos os tipos de drogas ou somente a maconha, além de definir a quantidade que deve ser considerada para caracterizar o uso pessoal.
O Supremo julga a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006). Para diferenciar usuários e traficantes, a norma prevê penas alternativas de prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a curso educativo para quem adquirir, transportar ou portar drogas para consumo pessoal.
A lei deixou de prever a pena de prisão, mas manteve a criminalização. Dessa forma, usuários de drogas ainda são alvos de inquérito policial e processos judiciais que buscam o cumprimento das penas alternativas.
No caso concreto que motivou o julgamento, a defesa de um condenado pede que o porte de maconha para uso próprio deixe de ser considerado crime. O acusado foi detido com três gramas de maconha.
Para os advogados, o crime de porte de drogas para uso pessoal é inconstitucional por ofender o princípio constitucional da intimidade e da vida privada. A defesa sustentou que o uso pessoal não afronta a saúde pública.
Por André Richter - Agência Brasil - Brasília / Edição: Aline Leal - 23/08/2023 20:45:15. Última edição: 23/08/2023 20:45:15
Tags: Stf Descriminalização Das Drogas Drogas
Segundo a assessoria, o ministro não se manifestou contra a aplicação da injúria racial para punir ofensas homofóbicas, mas divergiu por questões processuais.
Sugestões serão enviadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de tomar posse, escolhidos deverão passar por sabatina no Senado.
Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.
Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.