Justiça

Toffoli pede transferência para a Segunda Turma do STF

Colegiado é responsável pelo julgamento dos processos da Lava Jato

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), formalizou hoje (27) pedido para ser transferido da Segunda Turma da Corte, colegiado responsável pelo julgamento dos processos da Operação Lava Jato. A vaga no colegiado foi aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.

Toffoli pede transferência para a Segunda Turma do STF
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A formalização da solicitação foi enviada à presidente do Supremo, ministra Rosa Weber. Atualmente, Toffoli faz parte da Primeira Turma. Se receber autorização para deixar o colegiado, o ministro vai atuar com os ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques, André Mendonça e Edson Fachin.

De acordo com o Supremo, a mudança de colegiado está prevista no regimento interno do tribunal, mas a troca vai depender do aval do integrante mais antigo, que tem preferência na escolha.

No dia 11 deste mês, Lewandowski se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos, idade limite para permanência no cargo.

Entre os cotados para substituir o ministro está o advogado Cristiano Zanin, que atuou como defensor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos processos da Lava Jato.

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Juliana Andrade - 27/04/2023 17:09:42. Última edição: 27/04/2023 17:09:42

Tags: Stf Dias Toffoli Segunda Turma Operação Lava Jato

Leia também:

STF tem placar favorável às 200 denúncias de atos golpistas

A ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia foi a quarta a votar a favor do recebimento das 200 denúncias contra envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Com isso, o placar está em 4 a zero.

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento sobre FGTS no Supremo

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento sobre FGTS no Supremo

Protocolada pelo Solidariedade, ação começou a ser julgada em 2014. Segundo o partido, correção pela TR não remunera adequadamente correntistas e perde para a inflação real.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi