Justiça

TSE mantém minuta golpista em investigação contra Bolsonaro

O processo principal questiona a reunião de Bolsonaro com embaixadores, de julho de 2022, quando colocou em dúvida a segurança das urnas eletrônicas. A ação defende a inelegibilidade do ex-presidente pela prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

O TSE votou, de forma unânime, por manter na ação de investigação judicial eleitoral contra o ex-presidente Bolsonaro, a minuta de decreto de Estado de Defesa apreendida pela Polícia Federal na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Na sua fala, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, explicou os motivos dessa decisão.

O processo principal questiona a reunião de Bolsonaro com embaixadores, de julho de 2022, quando colocou em dúvida a segurança das urnas eletrônicas. A ação defende a inelegibilidade do ex-presidente pela prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Em um pedido de reconsideração, o PDT afirmou que a inclusão da minuta apreendida “apenas complementa o núcleo fático” da ação e reforça os “fatos já essenciais contemplados em linhas gerais na petição inicial”.

Já a defesa do ex-presidente argumentou que o documento não tem relação direta com o então candidato e que só serviria para ampliar indevidamente o objeto da ação.

Mesmo diante das tentativas de retirar a minuta encontrada da casa de Torres da ação, o ministro Benedito Gonçalves destacou que é preciso se examinar tudo que possa influir no julgamento, até porque, segundo ele, existe “inequívoca correlação” entre os fatos originais da ação apresentada pelo PDT e os novos fatos. 

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista - 15/02/2023 12:05:12. Última edição: 15/02/2023 12:05:12

Tags: TSE Bolsonaro

Leia também:

Operação da PF atende mais de 5 mil refugiados e migrantes em 2022

Operação da PF atende mais de 5 mil refugiados e migrantes em 2022

O superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Rogério Giampaoli, elogiou a operação e disse que é o primeiro passo para que migrantes vulneráveis saiam dessa situação.

Sambódromo do Rio terá posto para casos de violência contra a mulher

Sambódromo do Rio terá posto para casos de violência contra a mulher

Iniciativa do Tribunal de Justiça traz protocolo específico de atendimento, com o atendimento de uma juíza responsável por acolher as denúncias de vítimas de abusos..

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi