Justiça

Zanin é homenageado em jantar após posse no STF

Evento é oferecido pela Associação dos Magistrados Brasileiros

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) oferece, na noite desta quinta-feira (3), um jantar em comemoração à posse do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin.

Zanin é homenageado em jantar após posse no STF
© Valter Campanato/ Agência Brasil

O evento é restrito para convidados, que chegaram a desembolsar cerca de R$ 500 para participar do jantar. Autoridades dos Três Poderes e figuras conhecidas do mundo jurídico devem comparecer.

A recepção é realizada em um salão de festas do Setor de Clubes Sul, em Brasília, região nobre da capital federal.

Tradicionalmente, o jantar é oferecido por associações de magistrados a todos os ministros que tomam posse na Corte. Não há gastos públicos no evento.

Mais cedo, Zanin foi empossado no cargo pelo plenário do Supremo. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado pelo Senado, o ministro poderá ficar no cargo até completar 75 anos, idade limite para aposentaria compulsória. Ele tem 47 anos.

Zanin entra na vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que, em abril, se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos.

O novo ministro herdará cerca de 566 processos que estavam no gabinete de Lewandowski, entre eles, ações contra a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 e questionamentos sobre a Lei das Estatais.

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Marcelo Brandão - 03/08/2023 21:05:19. Última edição: 03/08/2023 21:05:19

Tags: Cristiano Zanin Stf

Leia também:

Cristiano Zanin toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Indicado pelo presidente Lula, Zanin assume a vaga do ex-ministro Ricardo Lewandoski, que se aposentou em abril. Zanin é paulista, tem 47 anos, e se formou em direito pela PUC São Paulo. É professor de direito civil e atuou no Comitê de Direitos Humanos da ONU.

Metade das ações urgentes de saúde é contra planos, diz defensoria

Metade das ações urgentes de saúde é contra planos, diz defensoria

De fevereiro a maio deste ano, defensores públicos entraram com 662 pedidos de internação em UTI e de outras medidas para pacientes de emergência, dos quais 328 (49,5%) eram relacionados a atendimentos negados por planos de saúde.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi