Meio Ambiente

Desmatamento no Cerrado tem alta de 35%

O desmatamento ultrapassou 118 mil hectares no mês de maio, um aumento de 35% em relação ao mesmo período em 2022. Seria como se o cerrado tivesse perdido uma área quase igual à da cidade do Rio de Janeiro apenas no mês passado.

O desmatamento no Cerrado ultrapassou 118 mil hectares no mês de maio, um aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2022. Seria como se o cerrado tivesse perdido uma área quase igual à da cidade do Rio de Janeiro apenas no mês passado, como explica Fernanda Ribeiro, do IPAM, que é o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

Tocantins e Maranhão concentram 60% das perdas, de acordo com dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado, divulgados nesta quinta-feira (15). O monitoramento é feito mensalmente utilizando imagens de satélites da Agência Espacial Europeia. No Tocantins, o aumento da área desmatada foi de 52%. Já no Maranhão, o estado recordista, o aumento foi de 71%.

Apesar do aumento já esperado para o início do período de seca, o ritmo neste ano é maior que em 2022. Principalmente na região do Matopiba, que também engloba os estados da Bahia e Piauí, conforme alerta Fernanda Ribeiro do IPAM.

A maioria do desmatamento no Cerrado tem ocorrido em “formações savânicas”, que são as áreas com maior variedade desse bioma, que abriga 5% de toda a biodiversidade mundial. As savanas ocupam menos de um terço do Cerrado, mas concentraram 78% da área desmatada diretamente para pasto e para o plantio de soja, segundo a rede colaborativa MapBiomas, formada por ONGs e universidades.

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Ana Lúcia Caldas/Aline Cordeiro - 15/06/2023 15:05:11. Última edição: 15/06/2023 15:05:11

Tags: Desmatamento Cerrado

Leia também:

Jardim Botânico do Rio de Janeiro completa 215 anos

São cerca de 54 hectares de área de visitação pública, com aproximadamente 3.400 espécies cultivadas e 500 mil visitantes por ano.

Prefeitura do RJ sanciona lei para neutralizar emissão de CO2

A Lei do ISS Neutro vai reduzir impostos de empresas que comprem créditos de carbono. A meta é neutralizar a emissão de gás carbônico em pelo menos 20% até 2050.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi