Meio Ambiente

Multas por desmatamento na Amazônia aumentam mais de 200%

Além das multas, as apreensões de bens e produtos relacionados às infrações ambientais, tiveram alta de 133%, e o número de embargos de propriedades, cresceu 93%, no mesmo período.

O número de multas por desmatamento e outras infrações na região amazônica aumentou mais de 200%, no primeiro trimestre deste ano, em comparação à média do mesmo período dos anos de 2019 a 2022. Os dados são do Ibama. 

Além das multas, as apreensões de bens e produtos relacionados às infrações ambientais, tiveram alta de 133%, e o número de embargos de propriedades, cresceu 93%, no mesmo período. 

Se observadas somente as operações realizadas contra os invasores do território indígena Yanomami, nos estados do Amazonas e Roraima, desde 6 de fevereiro até o momento, o Ibama destruiu 285 acampamentos de garimpeiros, oito aeronaves, 23 barcos, três tratores e mais de 100 motores. Também foram apreendidos 21 mil litros de combustível e equipamentos de apoio logístico ao garimpo ilegal. 

Em todo o Brasil, as autuações ambientais do Ibama aumentaram 78%, de janeiro a março deste ano, em relação ao mesmo intervalo de meses, nos quatro anos anteriores. 

 

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 07/04/2023 17:20:26. Última edição: 07/04/2023 17:20:26

Tags: Multas Ibama Desmatamento Região Amazônica

Leia também:

Plano vai consolidar produção sustentável na região amazônica

Lançado nesta quinta-feira (6), o Plano Amazônia + Sustentável é voltado para a geração de renda e ampliação de canais de comercialização e incentivo a produção e a conservação ambiental.

Afetados por parques eólicos relatam impactos no meio ambiente e saúde

Comunidades dentro de parques eólicos esteve em reuniões com o governo para falar sobre consequências como alteração na vegetação, destruição da flora, morte de animais, zumbido no ouvido, depressão e medo.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi