Meio Ambiente

Pará tem pior registro de focos de incêndio no mês de outubro

O estado do Pará fechou o mês passado com o pior registro de focos de incêndio dos últimos 15 anos para um mês de outubro. Foram mais de 11.300 focos detectados pelo monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O estado do Pará fechou o mês passado com o pior registro de focos de incêndio dos últimos 15 anos para um mês de outubro. Foram mais de 11.300 focos detectados pelo monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 

Pará tem pior registro de focos de incêndio no mês de outubro

Na quinta-feira passada (2), uma nuvem de fumaça chegou a cobrir a cidade de Santarém e o Ministério Público Federal cobrou respostas urgentes sobre a estrutura para combate aos incêndios florestais na região oeste do Pará.  

De acordo com a Prefeitura de Santarém, a fumaça teve origem nos municípios vizinhos e, segundo a nota, ela também foi trazida pelos ventos de queimadas "realizadas em outros estados". 

Um argumento semelhante também foi usado pelo governo do Amazonas de que parte da fumaça que encobriu o céu de Manaus nos últimos dias, foi trazida do Pará para a região metropolitana. O governador Wilson Lima postou em redes sociais que a estiagem na região amazônica também está afetando o estado vizinho, o Pará, líder na quantidade de incêndios neste ano. 

O secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, explicou que nos últimos dias, o Amazonas caiu para sétimo lugar entre os estados da Amazônia Legal com maior quantidade de focos de calor e ampliou o monitoramento da situação. 

Por causa das queimadas no Amazonas, mais de 100 pessoas já foram detidas e cerca de R$ 140 milhões em multas já foram aplicadas por crimes ambientais.   

Por causa da estiagem, todos os 62 municípios do Amazonas permanecem em situação de emergência desde a semana passada. 

Agência Brasil / Por Gabriel Correa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves - 06/11/2023 15:55:10. Última edição: 06/11/2023 15:55:10

Tags: Focos Incêndio Registro Outubro

Leia também:

Tempestade em São Paulo deixa mortos e muitos estragos

Tempestade em São Paulo deixa mortos e muitos estragos

Além das mortes, as árvores e os ventos de mais de 100 km/h danificaram a fiação elétrica em diversos pontos, deixando muitas regiões sem luz. Alguns bairros inclusive seguem sem energia até agora, gerando muitas reclamações nas redes sociais.

Amazonas decreta situação de emergência em 62 municípios do estado

Amazonas decreta situação de emergência em 62 municípios do estado

De acordo com o último Boletim estadual, divulgado nesta quarta-feira (1º), quase 600 mil pessoas foram afetadas pela estiagem. Por causa da poluição do ar, a Prefeitura de Manaus está alertando moradores a usarem máscaras e evitarem exercícios físicos.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi