Congresso Nacional deve retomar o debate sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias; além da CPMI dos atos golpistas de 8 de Janeiro e as CPIs que apuram fraudes fiscais nas Lojas Americanas e esquemas de pirâmides financeiras com o uso de criptomoedas.
A agenda do Congresso Nacional desta semana tem temas importantes da economia e também mais sessões das CPIs que estão em andamento.
Nesta terça-feira (8), o deputado Danilo Fortes, do União Brasil-CE, apresenta o relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que orienta a elaboração do orçamento federal. A proposta vai para debate na Comissão Mista de Orçamento.
A LDO deveria ter sido aprovada pelo Congresso até 17 de julho, mas a Câmara ainda aguarda a decisão do Senado sobre as novas regras fiscais. A Comissão ainda deve deliberar sobre dois projetos que liberam recursos adicionais para os ministérios.
Ainda nesta terça-feira, a CPMI dos atos golpistas de 8 de Janeiro vai ouvir o ex-secretário de Segurança do DF e ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres.
Ele estava preso até 11 de maio, por indícios de omissão nos ataques, mas acabou sendo solto e está usando tornozeleira eletrônica. A comissão também já aprovou a quebra de sigilo telefônico de Anderson Torres.
A CPI da Câmara dos Deputados que apura as fraudes fiscais nas Lojas Americanas vai ouvir, também na terça, 2 ex-diretores da empresa, Márcio Cruz Meirelles e José Timotheo de Barros, além de especialistas.
Já a CPI que investiga esquemas de pirâmides financeiras com o uso de criptomoedas vai ouvir especialistas, na terça-feira, e corretoras na quarta-feira.
Na quinta-feira, no Senado, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comparece ao plenário para falar da atuação frente ao órgão. Após 3 anos, o Banco Central decidiu reduzir a taxa de juros em meio ponto percentual na semana passada.
Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 08/08/2023 06:25:05. Última edição: 08/08/2023 06:25:05