Política

Arthur Lira tem apoio de quase toda Câmara para eleição presidencial

O deputado federal por Alagoas, Arthur Lira, do PP, conseguiu apoio de quase toda a Câmara dos Deputados, com exceção do Partido Novo e da Federação formada por PSOL e Rede.

O deputado federal por Alagoas, Arthur Lira, do PP, conseguiu apoio de quase toda a Câmara dos Deputados. Com exceção do Partido Novo e da Federação formada por PSOL e Rede, as demais legendas apoiam a reeleição de Lira.

Vinte e um partidos formaram o bloco de apoio ao alagoano que soma 496 deputados federais, do PT ao PL, passando pelo MDB, União e Republicanos

O líder do governo na Câmara, José Guimarães, do PT, argumenta que Arthur Lira garante estabilidade institucional para o governo, e que esse apoio não significa união com partidos da oposição.

Por outro lado, parlamentares que farão oposição ao novo governo alegam que Lira é garantia de que terão espaço no parlamento, como argumentou o deputado Evair de Melo, do PP capixaba.

Apesar de Lira reunir apoio dos partidos que somam 96% dos deputados da Câmara, o parlamentar Chico Alencar, do PSOL, registrou candidatura para presidência da Casa. Para o deputado paulista Guilherme Boulos, também do PSOL, essa é uma candidatura importante para a disputa da Câmara.

Além de Chico Alencar, concorre também o deputado Marcel Van Hatten, do Novo gaúcho, que afirmou ser o único de oposição ao atual governo.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi - 01/02/2023 17:50:18. Última edição: 01/02/2023 17:50:18

Tags: Lira Arthur Eleição Câmara Presidência

Leia também:

Três parlamentares disputam a presidência da Câmara dos Deputados

Três parlamentares disputam a presidência da Câmara dos Deputados

Sessão será presidida pelo deputado Átila Lins (PSD-AM), o mais idoso dentre os que têm mais mandatos (nove, ao todo). A Mesa Diretora é composta por sete cargos fixos e quatro suplências.

Senadores tomam posse em sessão rápida

Senadores tomam posse em sessão rápida

Mandado dos parlamentares é de 8 anos e 27 senadores tomaram posse nesta quarta. Expectativa de todos é para a eleição para presidente do Senado, que ocorre na sequência.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi