Sociedade Civil entrega recomendações para CPMI do dia 8 de janeiro
Para as organizações "é imperativo frear o processo de radicalização golpista, ampliando as discussões sobre os direitos e responsabilidades das plataformas de mídias sociais.”
As 12 recomendações estão em três eixos: educação midiática e cidadão; forças armadas; e regulação das plataformas de mídias sociais. A Senadora Eliziane Gama recebeu nesta as contribuições das entidades da sociedade civil.
Organizações da sociedade civil, apresentaram, nesta segunda-feira, 12 recomendações para fortalecimento da democracia no relatório final da CPMI dos Atos golpistas de 8 de janeiro.
As recomendações estão em três eixos: educação midiática e cidadão; forças armadas; e regulação das plataformas de mídias sociais.
A Senadora Eliziane Gama recebeu nesta as contribuições das entidades da sociedade civil que articulam a campanha “Faça a Democracia Forte”. A senadora disse que irá avaliar as contribuições para o relatório final da CPMI que será apresentado nesta terça-feira.
As duas primeiras recomendações das entidades são de criação de uma política pública de educação para cidadania e de um programa de educação midiática fomentada pelo governo e pelas plataformas digitais.
As organizações propõem ainda a regulação das plataformas digitais; responsabilização sobre conteúdos impulsionados; transparência no acesso de dados para investigações; e criação de mecanismos para denúncias e fiscalização.
Carmela Zigon, assessora do Inesc, entidade que faz parte da articulação, diz ser fundamental que haja justiça em relação aos atos de 8 de janeiro, para garantir uma eleição democrática no ano que vem.
Em relação as forças armadas, a proposta é de responsabilização de todos os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro; a reformulação do artigo 142 da Constituição, para que fique claro que as forças armadas não possam agir contra as instituições republicanas ou qualquer um dos três poderes.
A senadora Eliziane Gama disse que diversos militares foram ouvidos pela CPMI, e que deverão constar no relatório final.
Além disso, as instituições da sociedade civil propõem a proibição de candidatura de militares da ativa; restrição aos direitos de expressarem opinião político-partidária durante o serviço militar ativo; a criação de um grupo de trabalho para avaliar o Judiciário Militar; e responsabilização de militares envolvidos em violação de direitos humanos, principalmente durante a ditadura militar.
A senadora Eliziane não quis antecipar quem será indiciado em seu relatório na CPI.
Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda - 16/10/2023 21:10:08. Última edição: 16/10/2023 21:10:08
Tags: Atos Antidemocráticos Projeto De Lei Punição
Para as organizações "é imperativo frear o processo de radicalização golpista, ampliando as discussões sobre os direitos e responsabilidades das plataformas de mídias sociais.”
Senadora Eliziane Gama vai mostrar resultado de investigação feita pelo colegiado. Também devem ser lidos os votos apresentados em separado por parlamentares da oposição.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.