Política

Câmara confirma cassação de mandato de Deltan Dallagnol

TSE afirmou que o deputado tentou burlar a lei da ficha limpa

Câmara dos Deputados confirma cassação do deputado Deltan Dallagnol. Informe da mesa diretora afirma que não cabe à Câmara discutir o mérito da decisão da Justiça Eleitoral. 

A direção informou que no caso de perda de mandato pela justiça eleitoral, não há decisão de mérito ou julgamento pelo plenário. A competência da Câmara, nesse caso, é apenas declarar a perda do mandato do deputado, conforme já decidido pela justiça. 

Mas pelo rito da Câmara, o deputado ainda deverá apresentar sua defesa e o corregedor apresentar parecer, que será encaminhado à Mesa Diretora para que se declare a perda do mandato, restringindo aos aspectos formais da decisão judicial. 

Na semana passada, Dallagnol, recorreu ao STF para suspender a decisão que cassou seu mandato. Em maio, o TSE considerou que o parlamentar tentou burlar a lei da ficha limpa para disputar as eleições, após pedir exoneração do cargo de procurador durante a tramitação de processos disciplinares abertos no Ministério Público. 

Buscamos contato com a assessoria do deputado Dallagnol, mas não obtivemos resposta até o momento.  

Dallagnol deve conversar com a imprensa ainda nesta terça-feira. 

Agência Brasil / Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Beatriz Albuquerque - 06/06/2023 21:25:05. Última edição: 06/06/2023 21:25:05

Tags: Deltan Dallagnol

Leia também:

Diretrizes da reforma tributária são apresentadas na Câmara

Uma das diretrizes é a criação de um imposto geral sobre consumo e outro sobre bens específicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, substituindo o IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS. O presidente da Câmara disse que pretende colocar a reforma tributária para votação ainda neste semestre.

Lula diz que país voltará a crescer e critica juros altos

Lula diz que país voltará a crescer e critica juros altos

“Este país vai voltar a ter crédito barato e este país vai trabalhar para que o Nordeste seja tratado de forma equânime com os estados do Sul”, diz presidente.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi