Política

Câmara de Caxias do Sul aceita pedido de cassação contra Fantinel

O vereador Sandro Fanitel fez discurso, aconselhando empresários a “não contratarem mais aquela gente lá de cima”, fazendo referência ao estado do Nordeste, e os definiu como “um povo que vive na praia tocando o tambor” e “acostumado com carnaval e festa”.

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aceitou os pedidos de cassação feito pelas Defensorias Públicas Estaduais do Rio Grande do Sul e da Bahia contra o vereador Sandro Fantinel, que agora está sem partido. Isso por que na terça-feira ele fez falas preconceituosas contra baianos durante discurso a empresários na tribuna da Câmara de Vereadores.

Uma comissão de três vereadores foi criada para avaliar a cassação. Eles têm 90 dias para anunciar a decisão.

Em seu discurso, o vereador aconselhou os empresários a “não contratarem mais aquela gente lá de cima”, fazendo referência ao estado do Nordeste, e os definiu como “um povo que vive na praia tocando o tambor” e “acostumado com carnaval e festa”.

A declaração veio após mais de 200 trabalhadores que enfrentavam condições de trabalho semelhantes à escravidão serem resgatados em Bento Gonçalves. Eles foram contratados pela Fênix Serviços Administrativos, que oferecia a mão de obra para as vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton.

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul abriu investigação contra o vereador por apologia ao trabalho escravo.

*Com supervisão de Jacson Segundo.

Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino - Estagiário Rádio Nacional * - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 02/03/2023 19:00:04. Última edição: 02/03/2023 19:00:04

Tags: Cassação Vereador Caxias Do Sul Xenofobia

Leia também:

Câmara de Caxias do Sul abre processo de cassação contra vereador

Vereador Sandro Fantinel (sem partido) defendeu que produtores de vinho e uva não contratem trabalhadores nordestinos. Ele fez a declaração após o resgate de mais de 200 pessoas, a maioria vinda da Bahia, em condições análogas ao trabalho escravo em vinícolas de Bento Gonçalves (RS).

Lula conversa com Zelenskiy sobre guerra na Ucrânia

Lula conversa com Zelenskiy sobre guerra na Ucrânia

Os dois presidentes fizeram reunião por vídeo. Líder brasileiro disse que reafirmou desejo "de participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo".

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi