Política

Conselho de Ética arquiva processos contra Zambelli e Nikolas Ferreira

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu arquivar o processo contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP), por 15 a 4 votos. A denúncia contra Nikolas Ferreira (PL-MG), por transfobia, também foi arquivada.

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados voltou a analisar nesta quarta-feira (9) mais duas representações contra parlamentares. Uma contra Carla Zambeli (PL-SP) e outra contra Nikolas Ferreira (PL-MG).

A primeira decisão foi sobre a deputada Carla Zambelli. A maioria do Conselho de Ética decidiu arquivar o processo, por 15 a 4 votos. O PSB acusava a parlamentar de quebra de decoro por ter xingado o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) em uma audiência pública.

O relator do caso, deputado João Leão (PP-BA), mudou seu parecer apresentado na semana passada, pedindo agora que o processo contra Carla Zambeli não fosse aceito.

A deputada Carla Zambelli agradeceu ao relator e destacou que não irá mais agir dessa forma no parlamento.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) considera que uma tendência de um acordo para arquivar todos processos em curso no Conselho de Ética não vai resolver o clima na Câmara.

O Conselho de Ética ainda analisou a denúncia contra o Nikolas Ferreira (PL-MG), por transfobia, quando ele foi a tribuna ridicularizar pessoas trans, o que o PT, PDT, PSOL e PSB consideraram ofensa a vulnerabilidade de minorias de gênero.

O relator, deputado Alexandre Leite (União Brasil-SP) primeiro apresentou relatório para que o processo contra Nikolas continuasse. Mas depois voltou atrás e pediu a sua inadmissibilidade, que foi aprovada pelo Conselho por 12 votos a 5.

Mais oito representações contra parlamentares continuam na pauta do Conselho de Ética da Câmara.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 09/08/2023 20:30:44. Última edição: 09/08/2023 20:30:44

Tags: Conselho De Ética Câmara Dos Deputados Quebra De Decoro

Leia também:

Câmara aprova PL que inclui educação política no currículo escolar

O projeto também prevê a inclusão de direitos da cidadania nos currículos de escolas do ensino médio e fundamental. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Relator muda de opinião e processo contra Nikolas Ferreira é arquivado

Relator muda de opinião e processo contra Nikolas Ferreira é arquivado

Parlamentar do PL foi acusado de transfobia ao ir à tribuna da Câmara, no Dia Internacional da Mulher, vestindo uma peruca loira em tom jocoso e dizer que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi