CPMI dá 48 horas para Dino reconsiderar acesso a imagens de 8/1
Caso contrário, o pedido de compartilhamento desses vídeos será feito diretamente ao Supremo Tribunal Federal.
Ministro alegou que imagens são objeto de inquérito sigiloso da PF
O presidente da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro, deputado federal Arthur Maia (União-BA), prometeu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, não libere, em até 48 horas, as imagens internas do Palácio da Justiça no dia 8 de janeiro.
© Lula Marques/ Agência Brasil
Dino não forneceu as imagens alegando que elas eram objeto de inquérito da Polícia Federal (PF) ainda em sigilo.
“Se eu aceitar passivamente que o ministro pode se negar a dar conhecimento à CPI de um documento que a CPI requereu, obviamente isso prevalecerá para todos e quaisquer outros alvos de requerimentos desta CPMI”, justificou o presidente da CMPI.
A comissão aprovou requerimento para ter acesso às imagens internas do Ministério da Justiça no dia 8 de janeiro. A solicitação atende a um pedido da oposição, que tenta emplacar a tese de que houve omissão do governo federal no dia da invasão às sedes dos Três Poderes.
O deputado federal Rubens Pereira Júnior (PT-MA) saiu em defesa do ministro da Justiça e Segurança Pública. O parlamentar disse que falou com o ministro e que, no entendimento dele, apenas a Polícia Federal, e não o ministro Flávio Dino, é que poderia decidir se a liberação das imagens compromete, ou não, a investigação em andamento.
A negativa de Dino gerou protestos da oposição. O senador Esperidião Amim (PP-SC) argumentou que a comissão não deve solicitar as imagens à Polícia Federal. “Nós não temos que pedir para a Polícia Federal. O dono do prédio é o Ministério da Justiça, onde ocorreram fatos que até agora não se conhecem. Não tem nada a ver com inquérito”, argumentou o parlamentar.
Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Juliana Andrade - 01/08/2023 17:25:12. Última edição: 01/08/2023 17:25:12
Tags: CPMI Do Golpe CPMI Do 8 De Janeiro Flávio Dino Stf Atos Golpistas Atos Antidemocráticos
Caso contrário, o pedido de compartilhamento desses vídeos será feito diretamente ao Supremo Tribunal Federal.
A indicação do presidente para o comando da PGR pode ser uma escolha pessoal ou a partir de uma lista tríplice dos mais votados pelo Conselho Nacional dos Procuradores da República. Essa lista foi definida no fim de junho, mas Lula já vinha afirmando que não vai segui-la.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.