Política

Eduardo Braga apresenta parecer da reforma tributária no Senado

A previsão é de que a matéria seja votado na CCJ no dia 07 de novembro

O relatório da reforma tributária, apresentado pelo senador Eduardo Braga à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, nesta quarta-feira, acatou 205 das 670 emendas apresentadas pelos senadores.

Eduardo Braga apresenta parecer da reforma tributária no Senado

Desde que começou a tramitar no Senado com ‘senso de urgência’, no começo de agosto, a reforma tributária foi alvo de nove audiências públicas na CCJ, duas audiências temáticas no plenário e de estudo técnico realizado pelo Ministério da Fazenda.

Ao ler o resumo do relatório na comissão, o senador Eduardo Braga destacou que o texto prevê uma 'trava' para aumento de impostos superior à média dos últimos dez anos.

De acordo com o texto, entre os benefícios identificados pelo mercado na mudança do modelo tributário estão a desoneração dos investimentos e exportações; a redução de custos com disputas judiciais e o pagamento dos tributos.

O senador Eduardo Braga destacou ainda a criação do comitê gestor responsável pela partilha tributária entre municípios e estados.

Sobre o Fundo Nacional do Desenvolvimento Regional, o relatório aponta que ele nasce como um dos principais instrumentos para substituir os benefícios fiscais. O novo valor destinado a estados sofreu um incremento e será de R$ 60 bilhões, como explica o senador Eduardo Braga.

A Reforma Tributária extingue cinco tributos: ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins. Em troca cria o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS); contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo.

A previsão é que o texto apresentado pelo relator da reforma tributária seja votado na CCJ no dia 07 de novembro. Em seguida, o texto será analisado no Plenário do Senado.


 


 


 

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Pedro Lacerda - 25/10/2023 20:50:32. Última edição: 25/10/2023 20:50:32

Tags: Reforma Tributária Senado Congresso

Leia também:

Governador do Rio propõe no Senado endurecimento da legislação penal

Governador do Rio propõe no Senado endurecimento da legislação penal

O governador descartou a necessidade de decretação de Garantia da Lei e da Ordem, apesar de a situação atual ser tão grave quanto a de 2017, quando a medida foi implementada.

Reforma tributária: relatório traz

Reforma tributária: relatório traz "trava" para aumento de imposto

Previsão é que comissão vote proposta no dia 7 de novembro. Texto propõe regime específico de tributação para saneamento e rodovias.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi