Política

Forças Federais vão atuar para reforçar segurança durante as eleições

O objetivo é garantir livre exercício do voto e normalidade na eleição

As Forças Federais vão atuar para reforçar a segurança durante o primeiro turno das eleições, em 561 localidades, de 11 estados brasileiros. A medida foi autorizada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. As decisões devem ser referendadas pelo Plenário do TSE.

Forças Federais vão atuar para reforçar segurança durante as eleições
© Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

No Rio de Janeiro, os militares devem atuar em 167 localidades, nos 92 municípios do estado.

Também foram concedidos pedidos dos Tribunais Regionais Eleitorais do Acre, de Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí e do Tocantins. Entre as solicitações, estão apoio logístico, inclusive em terras indígenas.
O direito ao auxílio das Forças Federais está previsto em lei, desde 1965. O objetivo é garantir o livre exercício do voto, a normalidade da eleição e da apuração dos resultados. Os pedidos aprovados pelo TSE são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações.

As Forças Federais são compostas por militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Além da segurança, o grupo desempenha outras funções, entre elas, a de distribuição de urnas com uso de helicóptero ou barcos em comunidades ribeirinhas, aldeias indígenas ou em locais de difícil acesso nos quais só é possível chegar pela água ou pelo ar.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sheily Noleto/ Fabíola Sinimbú - 19/09/2022 14:08:57. Última edição: 19/09/2022 14:08:57

Tags: Forças Federais Eleições 2022 TSE

Leia também:

Entenda a função dos parlamentares estaduais e do Distrito Federal

Entenda a função dos parlamentares estaduais e do Distrito Federal

Fiscalizar o governador, e aprovar leis estaduais ou distritais são as principais funções dos parlamentares eleitos para as Assembleias dos Estados e do Distrito Federal (DF).

Deficientes visuais terão acesso a fones de ouvido no dia da votação

Os 186 mil deficientes visuais que possuem registro no cadastro eleitoral para votar nas eleições de 2022, vão ter à disposição fones de ouvido para uso da função de áudio das urnas eletrônicas no

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi