Governadores das Regiões Sul e Sudeste se reuniram nesta quinta-feira (2) para o início da sétima edição do COSUD, o Consórcio de Integração Sul e Sudeste, que tem como principal objetivo consolidar a agenda de cooperação entre os governos destas regiões.
Governadores das Regiões Sul e Sudeste se reuniram nesta quinta-feira (2) para o início da sétima edição do COSUD, o Consórcio de Integração Sul e Sudeste, que tem como principal objetivo consolidar a agenda de cooperação entre os governos destas regiões. O evento acontece na Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, e marca a retomada das atividades do consórcio, que ficaram paralisadas devido às restrições da pandemia de covid-19.
Abrindo as mesas do dia, o assunto foi Saneamento Básico. Os governadores abordaram principalmente os desafios para a universalização do acesso a esse serviço no país.
Carlos Massa Ratinho Júnior, governador do Paraná, destacou essas dificuldades e como a questão vem sendo tratada no estado.
Os governadores também ressaltaram a importância das cidades estarem preparadas para grandes tragédias, especialmente enchentes, como as que aconteceram recentemente na cidade de São Sebastião, no litoral norte paulista. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, ressaltou a importância do planejamento na construção das cidades.
Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, lembrou que o papel na mudança em situações como essas não é apenas do Governo Federal.
O encontro dos governadores do Sul e Sudeste segue até sábado (4). Na pauta do Cosud, estão outros temas como previdência social, segurança pública, meio ambiente e reforma tributária. Este último, será discutido nesta sexta-feira, e deve contar com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves - 02/03/2023 20:35:11. Última edição: 02/03/2023 20:35:11