Política

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.320 e propõe regra de reajuste

Proposta foi anunciada por Luiz Marinho após reunião com Lula

O reajuste anual do salário mínimo terá como base a inflação mais o PIB de 2 anos anteriores. A proposta do governo foi anunciada, nesta quinta-feira (27), pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes de centrais sindicais.

A proposta será enviada para análise do Congresso Nacional de forma de projeto de lei. A política será a mesma adotada nos governos anteriores de Lula e de Dilma Rousseff.

Sobre o valor prometido para o novo salário mínimo, a partir de primeiro de maio, de R$ 1.320, Marinho afirmou que será garantido por meio de medida provisória, que deverá ser enviada ao Congresso até a próxima segunda-feira.

O ministro do trabalho ainda destacou que a política de valorização do salário mínimo movimenta a economia e fortalece o emprego.

As centrais sindicais reivindicavam que a política garantisse a reposição de ganho real posterior ao governo Dilma, quando o salário foi reajustado apenas pela inflação. Mas o ministro Luiz Marinho disse que o governo não poderá garantir que essa regra será atendida neste momento.

 

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Réporter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda - 27/04/2023 21:25:10. Última edição: 27/04/2023 21:25:10

Tags: Salário Mínimo Projeto De Lei Ministério Do Trabalho E Emprego

Leia também:

Líderes indígenas se unem contra projetos no Congresso

Líderes indígenas se unem contra projetos no Congresso

Além do projeto de lei que cria o marco temporal, outras iniciativas preocupam os indígenas, como o PL 6299/2002, que flexibiliza o uso de agrotóxicos.

Ministro diz esperar que CPI do MST não vire

Ministro diz esperar que CPI do MST não vire "palanque político"

CPI do MST terá 27 titulares, que serão indicados pelos líderes partidários. Poder de investigação da CPI, que tem prazo de 120 dias, é igual ao de uma autoridade policial.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi