Política

Governo quer reforma tributária e fim do teto de gastos via Congresso

A reforma tributária e a substituição do teto de gastos por outra regra fiscal devem ser as prioridades do novo governo no Congresso Nacional.

A reforma tributária e a substituição do teto de gastos por outra regra fiscal devem ser as prioridades do novo governo no Congresso Nacional. Esses dois temas foram destacados pelos parlamentares que acompanharam a posse do presidente Lula nesse domingo (01).

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães, do PT, destacou que a reforma tributária deve ser construída com a participação de todas as legendas.  

Assim como o líder do governo, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, durante o discurso da cerimônia de posse, citou, como prioridades, a reforma tributária e o novo arcabouço fiscal. 

No discurso feito no parlamento, o presidente Lula reforçou que deve revogar o atual teto de gastos.

O mecanismo que limita o crescimento das despesas foi instituído pelo governo de Michel Temer e limita o valor ao aumento da inflação medida pelo IPCA. 

E a PEC da transição já aprovada permite a revogação do atual teto, desde que o governo apresente nova proposta de regra fiscal até o final de 2023.

Para isso, o governo precisa ter maioria no parlamento. Uma das estratégias de Lula é se aproximar de partidos do chamado "Centrão", em especial, o União Brasil, que ficou com três ministérios do novo governo. A legenda possui 59 deputados federais e 10 senadores no Congresso Nacional.  

Ainda assim, a senadora Soraya Thronicke, do União Brasil, que foi candidata à presidência da república, disse que vai fazer uma oposição independente.

Soraya foi uma das poucas parlamentares que se colocam como oposição a comparecer à posse. Deputados e senadores mais alinhados ao antigo governo não foram vistos na cerimônia.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi - 01/01/2023 20:20:06. Última edição: 01/01/2023 20:20:06

Tags: Posse 2023 Congresso Nacional Teto De Gastos Reforma Tributária

Leia também:

Combate à fome e respeito à democracia são prioridades, diz Lula

Combate à fome e respeito à democracia são prioridades, diz Lula

Após desfilar em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ao Congresso Nacional, onde tomou posse, neste domingo (01), junto com o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Milhares vem a Brasília para festejar a posse de Lula

Milhares vem a Brasília para festejar a posse de Lula

Lideranças indígenas, de religiões de matriz africana, do movimento LGBTQIA+, pessoas com deficiência, movimentos sociais, e outros grupos vieram de diversas regiões do país.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi