Política

Governo tem 14 processos de demarcação prontos para serem assinados

Afirmação é da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que concedeu entrevista ao programa “A Voz do Brasil”

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, afirmou nessa sexta-feira, em entrevista ao programa “A Voz do Brasil”, que existem processos de demarcação de terras indígenas prontos para homologação pelo governo federal.

"Temos 14 processos identificados, que estão com os estudos prontos, concluídos, já têm a portaria declaratória. A gente espera que o presidente Lula possa assinar a homologação", destacou.

A retomada desses processos foi um compromisso de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No fim ano passado, durante a transição de governo, o grupo de trabalho temático sobre questões indígenas já havia incluído, no relatório, uma lista de áreas prontas para demarcação. Ao todo, elas somam cerca de 1,5 milhão de hectares.

São áreas localizadas em oito estados de quase todas as regiões do país: Ceará, Bahia, Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas e Mato Grosso. O governo anterior, de Jair Bolsonaro, havia paralisado todos os processos de demarcação de terras indígenas, o gerou diversos problemas à essas comunidades, como explica a ministra Sônia Guajajara.

Sônia Guajajara é a primeira indígena a assumir um cargo de ministra no governo federal.

Agência Brasil / Por Rimack Souto - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki - 28/01/2023 11:40:05. Última edição: 28/01/2023 11:40:05

Tags: Sônia Guajajara Demarcação Terras Indígenas

Leia também:

Lula receberá primeiro-ministro da Alemanha na próxima segunda

Mandatários devem discutir acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. O primeiro-ministro também deve anunciar a liberação de recursos para o Fundo Amazônia.

Reunião com governadores: Padilha diz que há 10 mil obras paralisadas

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, detalhou plano de trabalho

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi