Lula recebe chanceler canadense Mélanie Joly
Ministra está no país para reunião do Diálogo de Parceria Estratégica Brasil-Canadá. Na terça-feira, no Itamaraty, ela assinou um amplo acordo de cooperação na área da defesa.
A ação foi movida pelo MPE por suspeita de fraude à cota de gênero
A Justiça Eleitoral determinou a cassação dos mandatos do vereador e presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, Alécio Breda Dias e dos suplentes Thiago de Araújo Silva, Hugo Correa da Cruz e Alberto Freitas Grillo. Além disso, foram anuladas todas as candidaturas e votos obtidos pelo MDB nas eleições municipais de São Gonçalo, por fraude à cota de gênero.
A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral, que alega que o MDB lançou ao menos uma candidatura feminina para cumprir, de maneira fictícia, a cota mínima de gênero, e, assim, viabilizar a participação do partido nas eleições. A legislação eleitoral prevê que 30% dos candidatos de cada partido sejam mulheres. A medida pretende incentivar o aumento da participação feminina na política.
Em nota, a Câmara Municipal de São Gonçalo informa que ainda cabe recurso, já que a decisão ainda não foi transitada em julgado. Alécio Breda disse que respeita a decisão, mas que vai recorrer. Os suplentes não se pronunciaram até o fechamento desta matéria.
Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 28/06/2023 19:50:24. Última edição: 28/06/2023 19:50:24
Tags: Cassação Assembleia Legislativa De São Gonçalo Rio De Janeiro
Ministra está no país para reunião do Diálogo de Parceria Estratégica Brasil-Canadá. Na terça-feira, no Itamaraty, ela assinou um amplo acordo de cooperação na área da defesa.
“Se houver excesso de produção, a gente tem que bancar", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.