Governo confirma salário mínimo de R$ 1.320 e propõe regra de reajuste
A proposta será enviada para análise do Congresso Nacional na forma de um projeto de lei. A política será a mesma adotada nos governos anteriores de Lula e de Dilma Rousseff.
Lei igualou direitos destas trabalhadoras aos dos demais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais nesta quinta-feira (27) para destacar os 10 anos da promulgação da Emenda Constitucional 72, que ficou conhecida como PEC das Domésticas, completados este mês
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
"Há apenas 10 anos era aprovada a PEC das Domésticas, um avanço que demorou para acontecer e incomodou muita gente, mas que deve ser comemorado e lembrado no Dia das Trabalhadoras Domésticas. Seguiremos atuando por mais respeito e garantia de direitos para todos, inclusive trabalhadoras domésticas", disse o presidente em uma postagem nas redes sociais.
A PEC das Domésticas prevê igualdade de direitos trabalhistas entre domésticas e os demais trabalhadores, entre eles salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio acidente de trabalho, pensão por morte e aposentadoria por invalidez, idade e tempo de contribuição. Ela também fixou a jornada desses trabalhadores em oito horas por dia e 44 horas semanais.
Em 2015, a PEC passou por uma regulamentação, com a aprovação da Lei Complementar 150, que ampliou as garantias previstas para a categoria, como a obrigatoriedade de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os domésticos. A lei garantiu ainda acesso ao seguro-desemprego, salário-família e adicional noturno e de viagens. O direito a horas extras também foi assegurado na lei.
Segundo um estudo do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese), divulgado no ano passado, as mulheres representam 92% das pessoas ocupadas no trabalho doméstico no Brasil, das quais 65% são negras. Além disso, a maioria está acima dos 40 anos e tem renda média inferior a um salário mínimo.
Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Aline Leal - 27/04/2023 21:50:32. Última edição: 27/04/2023 21:50:32
Tags: Lula PEC Das Domésticas
A proposta será enviada para análise do Congresso Nacional na forma de um projeto de lei. A política será a mesma adotada nos governos anteriores de Lula e de Dilma Rousseff.
Além do projeto de lei que cria o marco temporal, outras iniciativas preocupam os indígenas, como o PL 6299/2002, que flexibiliza o uso de agrotóxicos.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.