Política

Lula e Castro conversam sobre gestão compartilhada de aeroportos no RJ

Aeroportos seriam administrados pela União, estado e município

Em reunião no Palácio do Planalto, o presidente Lula e o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, conversaram sobre a gestão compartilhada dos aeroportos Santos Dumont e Galeão. A administração dos dois terminais aéreos seria feita em parceria entre União, estado e prefeitura do Rio.

A situação dos dois aeroportos tem sido discutida há alguns meses. Governo do Rio e prefeitura criticam o fato de que o Aeroporto Santos Dumont - administrado pela União através da Infraero - aumentou muito o número de voos.

Isso provocou um esvaziamento do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, administrado pela concessionária Changi, de Cingapura. 

Estado e prefeitura pedem remanejamento de voos do Santos Dumont para o Galeão. O aeroporto internacional não apenas tem seu tráfego de passageiros diminuído como também tem reduzida sua capacidade de funcionar como ponto de conexão para voos internacionais.

A situação da concessão do aeroporto Tom Jobim/Galeão está sendo avaliada pelo governo federal. O governador também propôs que o estado passe a gerir o Hospital Federal da Lagoa, para transformá-lo num centro de tratamento do câncer e para ampliar a cobertura do tratamento da doença.

O governador do Rio aproveitou a reunião com o presidente Lula para tratar da situação dos campos de petróleo de Tupi e Cernambi, na Bacia de Santos. O Rio defende a unitização dos dois campos, quando se reconhece que o reservatório que abastece os dois campos é o mesmo, o que beneficiaria o estado.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis entende que os dois campos são um só, enquanto a Petrobras defende que sejam reconhecidos como dois campos separados.

Na disputa, segundo o governo do Rio, haveria R$ 4 bilhões em depósitos judiciais feitos pela Petrobras, os quais o estado gostaria de receber.


 

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani / Pedro Lacerda - 13/06/2023 17:50:20. Última edição: 13/06/2023 17:50:20

Tags: Concessão Aeroportos Galeão Santo Dumont

Leia também:

Governo defende decretos sobre saneamento derrubados na Câmara

Governo defende decretos sobre saneamento derrubados na Câmara

Em audiência pública no Senado, ministros Jader Filho e Rui Costa avaliaram que mudanças foram necessárias para evitar corte na prestação de serviços.

CPMI do 8 de janeiro aprova convocação de Anderson Torres e Mauro Cid

Foram aprovados, ainda, requerimentos de convocação dos ex-ministros da Defesa, Braga Neto, e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno. Os parlamentares querem ouvir também o ex-comandante da PM do DF, Jorge Eduardo Naime.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi