Política

Lula e governadores conversam para estabelecer prioridades nos estados

Os governadores dos estados e do Distrito Federal começaram, nesta terça-feira, uma rodada de reuniões preparatórias para um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para o fim do mês.

Os governadores dos estados e do Distrito Federal começaram, nesta terça-feira, uma rodada de reuniões preparatórias para um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para o fim do mês.

O primeiro a ter uma audiência com Lula foi o governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo. Ele disse que o presidente queria saber quais eram as prioridades do estado.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que, nessas reuniões preparatórias, a ideia é mesmo entender o que é prioritário. Padilha acrescentou outros temas já identificados pelos estados.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, considera que um dos temas urgentes é a renegociação das dívidas dos estados. De acordo com ele, o regime fiscal estabelecido em 2020 para negociar as dívidas tira, todos os anos, 10 bilhões de reais do cofre do Rio. Castro sugeriu reduzir o valor e aumentar a quantidade das prestações.

Mas o ministro Alexandre Padilha disse que o governo federal ainda não tem planos para flexibilizar o pagamento das dívidas dos estados.

Na noite dessa segunda-feira, Lula se reuniu com representantes de todos os estados e do Distrito Federal, para discutir ações para evitar atos golpistas, como os que ocorreram domingo. O encontro para que os governos estaduais apresentem suas prioridades ao presidente já estava marcado desde o fim do ano passado e será no dia 27 de janeiro.

Agência Brasil / Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde - 10/01/2023 21:35:07. Última edição: 10/01/2023 21:35:07

Tags: Governadores Luiz Inácio Lula Da Silva

Leia também:

Governo estuda criar memorial dos atos golpistas, diz Margareth

Governo estuda criar memorial dos atos golpistas, diz Margareth

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou, nesta terça-feira, que o governo estuda criar um memorial sobre os atos golpistas que ocorreram no último domingo.

PF libera idosos e mães com crianças detidos em atos golpistas

Secretaria de Saúde do DF informou ter montado uma estrutura de cinco tendas do Samu na Academia de Polícia Federal, para onde os mais de 1,5 mil presos foram levados.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi