Em reunião com Lula, governadores condenam atos antidemocráticos
Lula diz que os atos de ontem já estavam previstos e defendeu que as pessoas não tinham pautam de reivindicação. "Eles estavam reivindicando golpe".
O encontro para conter atos antidemocráticos ocorreu no Planalto
No dia seguinte aos atos contra o resultado das eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu representantes dos governos de 26 estados e do Distrito Federal.
© Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Lula destacou que manifestações legítimas são pacíficas e foi enfático na defesa da democracia.
Já a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, afirmou que o governador do DF afastado, Ibaneis Rocha, tomou decisões com base em informações erradas.
A reunião contou com a participação do presidente em exercício do Congresso Nacional, senador Veneziano Vital do Rêgo, e da presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. Ministros do STF e do governo também estiveram no encontro. Em seguida, todos cruzaram a pé a Praça dos Três Poderes e foram até a sede do STF, para verificar os danos e declarar apoio à Corte.
Uma nova reunião com governadores está marcada para o dia 27, para discutir as políticas públicas prioritárias de cada estado.
Agência Brasil / Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde - 09/01/2023 23:15:06. Última edição: 09/01/2023 23:15:06
Tags: Governadores Luiz Inácio Lula Da Silva
Lula diz que os atos de ontem já estavam previstos e defendeu que as pessoas não tinham pautam de reivindicação. "Eles estavam reivindicando golpe".
Órgão diz que a empresa tem veiculado, sem evidências, conteúdos desinformativos com potencial para minar a confiança dos cidadãos nas instituições brasileiras.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.