Política

Maioria do STF decide manter Ibaneis afastado do governo do DF

Governador foi afastado do cargo por omissão contra atos golpistas

O Supremo Tribunal Federal formou maioria a favor do afastamento, por 90 dias, do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Roberto Barroso seguiram o voto do relator,  Alexandre de Moraes

Com isso, está confirmada a decisão de Moraes de afastar Ibaneis do cargo.

Na madrugada da última segunda-feira (09), Moraes determinou o afastamento do governador do MDB. Segundo o ministro, houve omissão dolosa de Ibaneis que, mesmo sabendo por todas as redes que os golpistas planejavam um ataque às sedes dos três poderes, não realizou um plano de segurança adequado como, por exemplo, o realizado nos dois últimos 7 de setembro.

Moraes alegou ainda que o governador ignorou o apelo das demais autoridades para os riscos à ordem pública.

Entre os indícios que apontam para as falhas na atuação do governador, Moraes cita a escolta que a Polícia Militar fez dos golpistas ao local do crime, a ausência de resistência das forças de segurança diante da gravidade da situação, com policiais indo comprar água de coco enquanto depredavam os prédios públicos.

Com isso, o ministro do STF considera que estão demonstrados os indícios de materialidade e autoria, por omissão dolosa e participação, em crimes como dano ao patrimônio, golpe de estado, associação criminosa e terrorismo.

Em nota, após a decisão de Moraes, ainda na segunda-feira, Ibaneis disse que respeita a determinação do ministro e reiterou que tem fé na Justiça e nas instituições democráticas e que aguarda com serenidade a decisão sobre as responsabilidades dos lamentáveis fatos que ocorrem na capital. Segundo o político, o governo jamais esperou que a situação atingisse o ponto que chegou.

Maioria do STF decide manter Ibaneis afastado do governo do DF
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi - 11/01/2023 13:25:05. Última edição: 11/01/2023 13:25:05

Tags: Ibaneis Afastamento Stf

Leia também:

Dino enviará ao Congresso proposta para fortalecer atuação dos poderes

Dino enviará ao Congresso proposta para fortalecer atuação dos poderes

Segundo o ministro da Justiça, pacote com propostas legislativas será encaminhado à Câmara e ao Senado no início da legislatura, em 1º de fevereiro de 2023.

Ministro da Defesa desmente rumores de renúncia

Ministro da Defesa desmente rumores de renúncia

Informação que circulou ontem à noite nas redes sociais dizia que José Múcio Monteiro entregaria carta de renúncia ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi