Política

Moraes determina retorno de Ibaneis ao cargo de governador do DF

Ibaneis foi afastado por Moraes após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O ministro do STF disse que a investigação do caso não mostrou indícios de que Ibaneis estaria impedindo o trabalho de apuração ou destruindo provas. E por isso, não haveria justificativa para manter seu afastamento.

Ibaneis Rocha vai voltar ao cargo de governador do Distrito Federal. A decisão foi do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

O ministro Alexandre de Mores do Supremo Tribunal Federal atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República e determinou o retorno imediato de Ibaneis Rocha ao cargo de Governador do Distrito Federal.

Ibaneis foi afastado por Moraes pelo prazo de 90 dias após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O afastamento terminaria no dia 9 de abril.

Na decisão, o ministro do STF disse que a investigação do caso não mostrou indícios de que Ibaneis estaria impedindo o trabalho de apuração ou destruindo provas. E por isso, não haveria justificativa para manter o afastamento do governador.

Em nota, Ibaneis disse que aguardou a decisão com muita paciência e confiança na justiça brasileira. E que, ao retonar ao cargo, continuará  confirmando a sua inocência junto ao STF.

Apesar da decisão, o inquérito que investiga a suposta omissão de Ibaneis e outras autoridades na contenção dos atos violentos na capital federal vai continuar em tramitação.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 15/03/2023 22:15:03. Última edição: 15/03/2023 22:15:03

Tags: Governador Distrito Federal Afastamento Stf

Leia também:

Deputados tomam posse e PL vai comandar a presidência da Alesp

Deputados tomam posse e PL vai comandar a presidência da Alesp

Dos 94 parlamentares, 55 foram reeleitos e 32 vão assumir pela primeira vez uma cadeira na Casa. Os demais já representaram a assembleia em outras legislaturas. Presidência será exercida por André do Prado.

Novo Pronasci terá R$ 700 milhões em ações segurança pública

Novo Pronasci terá R$ 700 milhões em ações segurança pública

Programa foi relançado nesta quarta-feira pelo governo federal e prevê investimento em ações sociais, de promoção da cidadania, de prevenção, controle e repressão da criminalidade.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi