Política

Multidão toma conta da Esplanada em domingo ensolarado na capital

Termômetros marcam 28°C e bombeiros jogam água na população

A temperatura elevada e o dia ensolarado na Esplanada dos Ministérios acenderam um alerta para equipes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, neste domingo (1°) de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Multidão toma conta da Esplanada em domingo ensolarado na capital
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Para amenizar o calor, carros pipa dos Bombeiros estão jogando jatos de água na multidão, que se aglomera ao longo do gramado da esplanada, para acompanhar a cerimônia de posse e os mais de 60 shows programados para ocorrer até a madrugada de segunda-feira, na programação do Festival do Futuro.

A Secretaria de Saúde montou três pontos de atendimento para casos que podem ser resolvidos no local. "Teremos uma vitrine para o mundo e vamos trabalhar para que a população e os visitantes tenham todo o amparo", disse a Secretária de Saúde Lucilene Florêncio.

Segundo ela, as equipes estão preparadas para atender casos como de pressão arterial baixa, desidratação e insolação. Casos de maior complexidade serão encaminhados para hospitais próximos. Ao todo 63 servidores estão escalados para trabalhar na posse de Lula.

Apoiadores de Lula chegam à Esplanada dos Ministérios para acompanhar a posse presidencial - Reuters/Lucas Landau/ Direitos Reservados

Público

Os lugares que dão acesso a uma vista privilegiada da cerimônia, como a lateral da rampa do Palácio do Planalto e próximo ao espelho d'agua do Congresso, já estão completamente lotados desde o final do manhã.

Famílias com crianças, jovens, idosos e adultos agitam bandeiras e entoam músicas da campanha do presidente eleito em segundo turno no dia 30 de outubro.

Próximo ao Congresso, a movimentação começa a ser intensificar com a chegada de profissionais de imprensa e parlamentares que acompanharão a sessão de posse. A segurança no local foi redobrada e todos que acessam o interior do prédio – com exceção dos parlamentares –, passam por detectores de metal.

Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 01/01/2023 13:40:16. Última edição: 01/01/2023 13:40:16

Tags: Posse Presidencial Lula Congresso Meteorologia Corpo De Bombeiros Esplanada Dos Ministérios

Leia também:

Em São Paulo, novo governo empossa 25 secretários de estado

Os secretários já assumem os trabalhos nas respectivas pastas a partir deste domingo, 1º de janeiro.

Ibaneis é reconduzido ao cargo de governador do Distrito Federal

Ibaneis é reconduzido ao cargo de governador do Distrito Federal

“Os desafios são enormes, mas a vontade de fazer o Distrito Federal prosperar, de ver as famílias saindo da situação de miséria é muito grande”, disse o governador sobre o contexto de desigualdade social na capital federal.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi