Política

O que fazem deputados e senadores? Entenda as diferenças

Este ano, são 513 cargos em disputa na Câmara e 27 no Senado

O Congresso Nacional é formado pela Câmara dos Deputados, que tem a cúpula virada para cima, e pelo Senado, com a cúpula virada para baixo.

O que fazem deputados e senadores? Entenda as diferenças
© Valter Campanato/ Agência Brasil

Apesar de terem atribuições semelhantes, como fazer leis, existem diferenças na atuação de senadores e deputados federais. É o que destaca o especialista em direito eleitoral e professor da FGV Direito Rio, Álvaro Palma de Jorge (ouça entrevista no player).

É também o Senado quem sabatina autoridades como o procurador-geral da República e o presidente do Banco Central, após a indicação feita pelo presidente da República.

O especialista Álvaro Palma de Jorge detalha uma outra diferença entre deputados federais e senadores. Enquanto a eleição para deputados é proporcional, a dos senadores é majoritária. E os mandatos também têm durações diferentes.

Como disse o professor, este ano, vamos às urnas renovar um terço dos 81 senadores. Isso significa um parlamentar para o Distrito Federal e cada um dos 26 estados.

Agência Brasil / Por Victor Ribeiro, da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) - 22/09/2022 17:15:19. Última edição: 22/09/2022 17:15:19

Tags: Deputados Senadores Congresso

Leia também:

Militares vão atuar na distribuição de urnas em 500 localidades

Militares da Marinha, Exército e Aeronáutica vão atuar em mais de 11 estados do país, durante o primeiro turno das eleições, para garantir a logística de distribuição das urnas e a segurança das

Senado: verba do "orçamento secreto" pode bancar piso da enfermagem

O presidente do Senado ainda vai discutir as propostas com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, antes de encaminhá-las ao Supremo.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi