Política

Presidente do Congresso suspende recesso parlamentar

Rodrigo Pacheco convocou extraordinariamente o Congresso

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), suspendeu as férias na França e retorna ao Brasil após os atos golpistas em Brasília neste domingo (8). O senador convocou extraordinariamente o Congresso Nacional para apreciar o decreto de intervenção federal no Distrito Federal, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Presidente do Congresso suspende recesso parlamentar
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ato convocatório do presidente do Congresso, suspende, por tempo indeterminado, o recesso parlamentar, que teve início em 23 de dezembro e terminaria em 1º de fevereiro. “O Congresso Nacional é convocado extraordinariamente, sem pagamento de ajuda de custo, durante o prazo necessário para apreciar o Decreto nº 11.377, de 8 de janeiro de 2023, que decreta intervenção federal no Distrito Federal com o objetivo de pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública, nos termos que específica”, diz o documento.

O presidente do Senado destacou o trabalho da polícia legislativa, órgão responsável pela segurança do Congresso Nacional. Segundo o senador, eles realizaram “44 prisões em flagrante de criminosos que protagonizaram atos antidemocráticos e cenas de selvageria em Brasília”.

Os detidos foram encaminhados para o Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. Com eles, disse Pacheco, os policiais encontraram machadinhas, facões, porretes e estilingues com esferas de aço usados para atacar os policiais.

Assim como nas sedes do Executivo e do Judiciário, a do Legislativo teve equipamentos e parte da infraestrutura destruídas, além de obras de arte danificadas ou roubadas.

Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fernando Fraga - 09/01/2023 13:05:13. Última edição: 09/01/2023 13:05:13

Tags: Congresso Rodrigo Pacheco Atos Antidemocráticos Intervenção No Distrito Federal Senado Convocação Extraordinária

Leia também:

CBF repudia uso da camisa da seleção em manifestações antidemocráticas

CBF repudia uso da camisa da seleção em manifestações antidemocráticas

Confederação diz, em nota, que é uma entidade apartidária e democrática. "Estimulamos que a camisa seja usada para unir e não para separar os brasileiros".

Ministro da Secom diz que ações terroristas não vão paralisar governo

Ministro da Secom diz que ações terroristas não vão paralisar governo

Paulo Pimenta acrescentou que presidente Lula determinou que todos os envolvidos nas ações terroristas de ontem sejam identificados e responsabilizados pelo ocorrido.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi