Política

Presidente sanciona com vetos projeto que altera LDO

Vetos ocorreram por inconstitucionalidade

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos o projeto de lei do Congresso Nacional (PLN nº 39/2022) que estabeleceu diretrizes para execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022. 

Presidente sanciona com vetos projeto que altera LDO
© Marcello Casal Jr Agência Brasil

Em mensagem encaminhada hoje (28) ao Congresso, ele justificou que os vetos ocorreram por inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público. 

Um dos vetos trata de autorização para o Poder Executivo usar verbas reclassificadas das emendas de relator (RP9) como emendas discricionárias (RP2). “A proposição legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade, pois desrespeita a pertinência temática exigida, ao veicular matéria estranha ao projeto de lei”, diz a mensagem de veto. 

Contratos

Outra questão vetada é a possibilidade de restos a pagar relativos a contratos e convênios serem liquidados somente após 31 de dezembro de 2023.

“A proposição legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade, haja vista os dispositivos incidirem sobre a execução de despesas de outros exercícios financeiros”, justificou o presidente.

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Kleber Sampaio - 28/12/2022 16:30:19. Última edição: 28/12/2022 16:30:19

Tags: LDO Vetos Bolsonaro Congresso Nacional

Leia também:

PF atuará com mais de mil policiais na segurança da posse presidencial

Agentes vão operar nas áreas de inteligência e proteção de autoridades, junto com o Centro Integrado de Operações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Decretos oficializam troca de comando no Exército

Marco Antônio Freire Gomes foi exonerado do cargo de comandante do Exército e o general Júlio Cesar de Arruda foi nomeado para exercer interinamente a função.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi