Política

Presidentes da Câmara e Senado não chegam a acordo sobre rito de MPs

Durante a pandemia, regra de encaminhamento das Medidas Provisórias era ser enviada direto para o plenário. Agora, Rodrigo Pacheco quer voltar ao que era antes. Arthur Lira discorda.

Foi numa questão de ordem do senador Renan Calheiros que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, decidiu instalar as comissões mistas de Medidas Provisórias na Casa.

E o presidente da Câmara, Arthur Lira, já disse que a Casa não concorda. Acusa o Senado de querer o protagonismo na tramitação das Medidas Provisórias e que tem o aval dos líderes e do governo para manter o rito atual de tramitação de MPs.

Após a declaração, Lira divulgou uma nota afirmando que ainda busca o entendimento. É que a Constituição prevê a criação de comissões mistas para análise de Medidas Provisórias. Mas, durante a pandemia, até por conta das sessões remotas, foi adotada a regra de encaminhamento direto para o plenário. Agora, Rodrigo Pacheco quer voltar ao que era antes. Arthur Lira afirma que do jeito que está, as propostas são analisadas com mais rapidez.

O fato é que, após 50 dias de embate entre as duas casas, ainda não há uma decisão definitiva. O cientista político André Rosa explica o pano de fundo da disputa.

O assunto também está no Supremo Tribunal Federal. E já há a coleta de assinaturas para alterar a Constituição e prever a alternância entre Câmara e Senado no início da tramitação de propostas do presidente, inclusive medidas provisórias.

Enquanto isso, as duas Casas se preparam para um esforço concentrado nos próximos dias, entre 28 e 30 deste mês, para votar 13 Medidas Provisórias remanescentes do governo anterior.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi - 24/03/2023 13:30:03. Última edição: 24/03/2023 13:30:03

Tags: MPs Medida Provisória

Leia também:

Lula adia embarque à China após apresentar pneumonia leve

Lula adia embarque à China após apresentar pneumonia leve

Lula está no Palácio da Alvorada. Reuniões com ministros foram canceladas. Embarque para a China seria sábado (25). Presidência confirmou que foi adiado para domingo (26).

Câmara aprova proposta para conter construções irregulares

O projeto determina que os municípios comprovem, no relatório anual de prestação de contas, atividades como exercícios simulados com a participação da população; efetividade dos sistemas de alerta a desastres e treinamento periódico das equipes técnicas e de voluntários.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi