Política

Projeto do arcabouço fiscal é aprovado no Senado e volta para Câmara

Três pontos foram retirados do novo teto orçamentário do governo

Com 57 votos a favor e 17 contra, o Senado aprovou o Projeto de Lei Complementar do Arcabouço Fiscal. Os senadores votaram para retirar do teto três pontos: o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb); o Fundo Constitucional do DF; e também investimentos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Essas alterações já haviam sido anunciadas por Omar Aziz, relator da proposta, e aprovadas na manhã desta quarta-feira (21) pela Comissão de Assuntos Econômicos.

O relator também acatou uma emenda do senador Randolfe Rodrigues que permite que o orçamento do ano que vem seja enviado com a previsão de despesas condicionadas a partir de crédito extraordinário, usando uma estimativa de inflação anual de janeiro a dezembro, como tinha sido previsto pela Câmara.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que não se trata de aumento de orçamento de R$ 30 bilhões, mas de condicionamento de despesa.

Como foi alterado, o texto agora volta para a Câmara, para a palavra final. O senador Randolfe Rodrigues, que é líder do governo, disse que é hora conversar com o relator da proposta na Câmara, o deputado Cláudio Cajado, e também com o presidente da Casa, Arthur Lira.

A expectativa é que a proposta seja votada no início de julho. Semana que vem não deve ter plenário por conta das festas juninas. Os parlamentares vão para seus estados, então a previsão de votação fica para o início de julho.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela - 22/06/2023 09:30:22. Última edição: 22/06/2023 09:30:22

Tags: Arcabouço Fiscal Teto De Gastos âncora Fiscal

Leia também:

Senado aprova indicação de Cristiano Zanin para o STF

Durante a sabatina, Cristiano Zanin falou sobre sua proximidade com presidente Lula, o respeito à Constituição Federal e sobre outros diversos temas, como costumes, meio ambiente e proteção das mulheres.

Senado aprova texto do novo marco fiscal com mudanças

Senado aprova texto do novo marco fiscal com mudanças

Projeto será avaliado pelos deputados para votação decisiva. Entre as principais alterações estão a retirada do Fundo Constitucional do DF e do Fundeb dos limites de gastos impostos pelo arcabouço.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi