Política

PSOL pede cassação do mandato da senadora Damares Alves

O argumento é o de que ela “utilizou a máquina pública como instrumento para uma política etnocida e racista contra os Povos Indígenas e, em particular, contra o povo Yanomami”.

Citando genocídio e omissão, o PSOL entrou no Conselho de Ética com o pedido de cassação de mandato da senadora Damares Alves, ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro. O argumento é o de que ela “utilizou a máquina pública como instrumento para uma política etnocida e racista contra os Povos Indígenas e, em particular, contra o povo Yanomami”.

A representação é assinada pelos 13 deputados federais e pelo presidente do partido, Juliano Medeiros, e tem como base um relatório feito pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Nele, é relatado tudo que ocorreu nos últimos anos: pedidos de assistência ao território indígena durante a pandemia que foram ignorados, veto ao fornecimento de água e equipamentos básicos, ausência de planejamento assistencial, negativa de assistência humanitária, falta de ações para conter o garimpo ilegal, entre outras.

No entendimento do partido, Damares Alves deve ser responsabilizada, como explicou a deputada Luciene Cavalcante.

Na representação, o PSOL sugere também que o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-presidente da Funai Marcelo Augusto Xavier da Silva, o ex-ministro Ricardo Salles, e o ex-ministro da Saúde e atual deputado Eduardo Pazuello sejam ouvidos como testemunhas.

A reportagem procurou a senadora Damares Alves, mas ela ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Lembrando que uma representação, depois de protocolada, segue para o Conselho de Ética, que ainda precisa ser instalado, agora com o início desta legislatura. O colegiado, composto por 15 titulares, não se reúne desde antes da pandemia. Detalhe: como é uma representação feita por deputados, cabe ao presidente do Conselho decidir se dará prosseguimento ou não.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista - 09/02/2023 13:00:08. Última edição: 09/02/2023 13:00:08

Tags: PSOL Damares Alves Cassação

Leia também:

PSOL protocola representação contra Damares por crise dos yanomami

PSOL protocola representação contra Damares por crise dos yanomami

Sigla alega que enquanto esteve à frente da pasta de Mulher, Família e Direitos Humanos, a ex-ministra promoveu uma política “etnocida e racista” contra os yanomami.

Lula embarca para os Estados Unidos para encontro com Biden

A pauta do encontro terá três temas centrais: democracia, direitos humanos e meio ambiente. Encontro com o presidente dos EUA será amanhã. Lula volta ao Brasil no sábado.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi