Haddad defende Mercosul integrado para negociar com União Europeia
Bloco de integração regional tem recebido críticas do candidato à Presidência da Argentina Javier Milei, o que levou Haddad a manifestar preocupação com o futuro do Mercosul.
Semana de pauta econômica no Senado. O relator da Reforma Tributária, senador Eduardo Braga, se reúne com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda (23). O relatório deverá ser protocolado na reunião da Comissão de Constituição e Justiça marcada para esta terça-feira.
Semana de pauta econômica no Senado. O relator da Reforma Tributária, senador Eduardo Braga, se reúne com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda (23).
O relatório deverá ser protocolado na reunião da Comissão de Constituição e Justiça marcada para esta terça-feira. O presidente da CCJ, Davi Alcolumbre, já deve liberar para a leitura e pode ser que isso ocorra depois da audiência pública que vai discutir a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e do Corpos de Bombeiros daqui do Distrito Federal.
A Reforma Tributária extingue cinco tributos, sendo três deles federais, que são o PIS, a Cofins e o IPI, e dois tributos locais – o ICMS que é administrado pelos estados e o ISS, que é arrecadado pelos municípios. Em troca cria a CBS, contribuição sobre Bens e Serviços, de competência federal, e o IBS, o Imposto sobre Bens e Serviços, que vai ser compartilhado por estados e municípios. E permite, ainda, a criação de um imposto sobre produtos como bebidas alcoólicas e cigarro.
Votação mesmo só depois do feriado de finados, no dia 7 de novembro, e votação em plenário no dia 9. A discussão deve ser longa, pra se ter uma ideia, já são quase 400 emendas recebidas.
Também nesta terça, a Comissão de Assuntos Econômicos vai discutir a proposta que prorroga a desoneração da folha de pagamentos até 2027. Com previsão de votação na quarta-feira da semana que vem. Essa proposta substitui a contribuição previdenciária patronal, de 20%, sobre a folha de salários, por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta.
Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 23/10/2023 15:15:22. Última edição: 23/10/2023 15:15:22
Tags: Reforma Tributária Senado Congresso
Bloco de integração regional tem recebido críticas do candidato à Presidência da Argentina Javier Milei, o que levou Haddad a manifestar preocupação com o futuro do Mercosul.
Os artigos que limitavam as demarcações em 1988 foram barrados, mantendo o entendimento de decisão recente do Supremo Tribunal Federal. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.