Política

Reforma Tributária e desoneração da folha de pagamento devem avançar

Semana de pauta econômica no Senado. O relator da Reforma Tributária, senador Eduardo Braga, se reúne com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda (23). O relatório deverá ser protocolado na reunião da Comissão de Constituição e Justiça marcada para esta terça-feira.

Semana de pauta econômica no Senado. O relator da Reforma Tributária, senador Eduardo Braga, se reúne com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda (23).

Reforma Tributária e desoneração da folha de pagamento devem avançar

O relatório deverá ser protocolado na reunião da Comissão de Constituição e Justiça marcada para esta terça-feira. O presidente da CCJ, Davi Alcolumbre, já deve liberar para a leitura e pode ser que isso ocorra depois da audiência pública que vai discutir a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e do Corpos de Bombeiros daqui do Distrito Federal.

A Reforma Tributária extingue cinco tributos, sendo três deles federais, que são o PIS, a Cofins e o IPI, e dois tributos locais – o ICMS que é administrado pelos estados e o ISS, que é arrecadado pelos municípios. Em troca cria a CBS, contribuição sobre Bens e Serviços, de competência federal, e o IBS, o Imposto sobre Bens e Serviços, que vai ser compartilhado por estados e municípios. E permite, ainda, a criação de um imposto sobre produtos como bebidas alcoólicas e cigarro.

Votação mesmo só depois do feriado de finados, no dia 7 de novembro, e votação em plenário no dia 9. A discussão deve ser longa, pra se ter uma ideia, já são quase 400 emendas recebidas.

Também nesta terça, a Comissão de Assuntos Econômicos vai discutir a proposta que prorroga a desoneração da folha de pagamentos até 2027. Com previsão de votação na quarta-feira da semana que vem. Essa proposta substitui a contribuição previdenciária patronal, de 20%, sobre a folha de salários, por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. 

 

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 23/10/2023 15:15:22. Última edição: 23/10/2023 15:15:22

Tags: Reforma Tributária Senado Congresso

Leia também:

Haddad defende Mercosul integrado para negociar com União Europeia

Haddad defende Mercosul integrado para negociar com União Europeia

Bloco de integração regional tem recebido críticas do candidato à Presidência da Argentina Javier Milei, o que levou Haddad a manifestar preocupação com o futuro do Mercosul.

Presidente Lula decide vetar parcialmente novo marco temporal

Presidente Lula decide vetar parcialmente novo marco temporal

Os artigos que limitavam as demarcações em 1988 foram barrados, mantendo o entendimento de decisão recente do Supremo Tribunal Federal. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi