Os indicados do governo federal para diretoria do Banco Central foram aprovados pelo plenário do Senado Federal, nesta terça-feira (4). Gabriel Galípolo será o novo diretor de Política Monetária e Ailton Santos vai ocupar a direção de Fiscalização. Eles foram sabatinados por senadores nesta terça-feira.
Gabriel Galípolo ocupava, no começo desse governo, o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Ele disse, no Senado, que a vontade do povo e dos eleitos que deve conduzir a economia do país.
Ailton de Aquino Santos é servidor de carreira do Banco Central há 25 anos. Ele disse que está otimista com o desempenho da economia brasileira.
Pelas regras de autonomia do Banco Central, aprovada em 2021, os diretores indicados têm mandato de 4 anos. Eles só podem ser demitidos em caso de doença, condenação definitiva por improbidade administrativa, ou quando comprovado desempenho insuficiente.
Desde o começo do ano, representantes do governo federal e parlamentares questionam a postura do Banco Central na manutenção dos juros em 13,75% pelo sétimo mês consecutivo
Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Pedro Lacerda - 04/07/2023 20:40:28. Última edição: 04/07/2023 20:40:28