Moraes abre inquérito contra governador e ex-secretário do DF
Objetivo é apurar conduta de ambos durante os atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8). Ministro atendeu a pedido da PGR.
O ministro Alexandre de Moraes decidiu pela apuraçao de atos golpistas
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou a abertura de inquérito para apurar as condutas do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e dos comandantes da segurança pública do DF durante os atos golpistas em Brasília no dia oito de janeiro.
© Reprodução twitter Ibaneis Rocha
Esse inquérito é um desmembramento da investigação dos atos antidemocráticos que tramita no Supremo Tribunal Federal. A abertura desse inquérito foi um pedido da Procuradoria-Geral da República, assinado pela vice-procuradora-geral, Lindôra Maria Araújo.
Além do governador afastado, Ibaneis Rocha, a investigação vai apurar as condutas do ex-secretário de segurança Anderson Torres, que já teve a prisão decretada, o ex-comandante da PM Flávio Augusto Vieira, que já está preso, além de Fernando de Souza, que era o secretário em exercício uma vez que Torres estava de férias nos Estados Unidos.
Segundo Moraes, alguns fatos revelam omissão e conivência das autoridades citadas, como ausência de policiamento, autorização para que mais de 100 ônibus entrassem em Brasília mesmo sendo fato notório que praticariam atos violentos, além da inércia para o encerramento do acampamento golpista em frente ao QG do Exército.
Para prestar esclarecimentos, o governador afastado Ibaneis Rocha foi à sede da Polícia Federal, em Brasília, nesta sexta-feira.
Na condição de investigado, ele seria naturalmente chamado a depor, mas Ibaneis se antecipou e pediu para ser ouvido logo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do governador afastado. Em nota, Ibaneis argumentou que ele foi levado ao erro pelas autoridades de segurança à frente da operação do dia oito de janeiro.
Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro / GT Passos - 13/01/2023 15:00:06. Última edição: 13/01/2023 15:00:06
Tags: Ibaneis Golpe Estado Stf
Objetivo é apurar conduta de ambos durante os atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8). Ministro atendeu a pedido da PGR.
Marcelo Freixo disse que a situação na Embratur é de caos administrativo e ineficiência, e que vai passar um pente fino nos contratos para acabar com o desperdício.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.