Política

STF decide qual partido vai herdar vaga de Deltan Dallagnol na Câmara

Os ministros do STF têm até a meia-noite desta sexta para votar.

O Supremo Tribunal Federal começou a decidir nesta sexta-feira quem deve assumir o mandato de Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados. O ex-procurador da República foi eleito deputado federal pelo Podemos do Paraná em 2022 e foi cassado neste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral. O caso foi parar no Supremo porque o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná decidiu dar ao Partido Liberal a vaga deixada por Dallagnol.

O entendimento do TRE do Paraná foi de que nenhum outro candidato do Podemos atingiu o número mínimo de votos exigidos pela lei eleitoral para assumir a vaga. Só que na quarta-feira, a pedido do Podemos, o ministro Dias Toffoli, relator do no STF, não entendeu do mesmo jeito e determinou a posse imediata do primeiro suplente do Podemos, Luiz Carlos Hauly.

Agora, o plenário virtual do supremo está decidindo se mantém ou não a decisão de Dias Toffoli.  Até o início da noite desta sexta-feira quatro dos dez ministros entenderam que a vaga deve ficar com o Podemos, o partido do ex-deputado Deltan Dallagnol: Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e André Mendonça.

Pra eles, a cassação de Dallagnol se deu porque o registro da candidatura foi indeferido. Então, os 344 mil votos recebidos por ele não podem ser desconsiderados e devem contabilizados para o Podemos, ou seja, a vaga conquistada pela agremiação deve ser preenchida pelo suplente mais votado da mesma legenda, independente do número mínimo de votos exigidos pela lei eleitoral.

Já o ministro Edson Fachin entendeu que a decisão do TRE do Paraná está correta, ou seja, a vaga deixada por deve ser do Partido Liberal porque há necessidade de se atingir o número mínimo de votos exigidos pela lei eleitoral. Então, até o início da noite desta sexta-feira o placar estava em 4 a 1 para que a vaga fique com o Podemos. Os ministros do STF têm até a meia-noite desta sexta para votar. 

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki - 09/06/2023 19:50:13. Última edição: 09/06/2023 19:50:13

Tags: Stf Deltan

Leia também:

Câmara aprova MP que retoma programa Minha Casa Minha Vida

Uma das novidades na retomada do Minha Casa Minha Vida, que substituiu o Casa Verde Amarela, é a volta da faixa 1 para famílias com renda mensal de até R$ 2.640.

Educação é a base fundamental para o crescimento de um país, diz Lula

Presidente participou da inauguração do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, em Paulista, na região metropolitana de Recife.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi