Câmara aprova MP que retoma programa Minha Casa Minha Vida
Uma das novidades na retomada do Minha Casa Minha Vida, que substituiu o Casa Verde Amarela, é a volta da faixa 1 para famílias com renda mensal de até R$ 2.640.
Os ministros do STF têm até a meia-noite desta sexta para votar.
O Supremo Tribunal Federal começou a decidir nesta sexta-feira quem deve assumir o mandato de Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados. O ex-procurador da República foi eleito deputado federal pelo Podemos do Paraná em 2022 e foi cassado neste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral. O caso foi parar no Supremo porque o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná decidiu dar ao Partido Liberal a vaga deixada por Dallagnol.
O entendimento do TRE do Paraná foi de que nenhum outro candidato do Podemos atingiu o número mínimo de votos exigidos pela lei eleitoral para assumir a vaga. Só que na quarta-feira, a pedido do Podemos, o ministro Dias Toffoli, relator do no STF, não entendeu do mesmo jeito e determinou a posse imediata do primeiro suplente do Podemos, Luiz Carlos Hauly.
Agora, o plenário virtual do supremo está decidindo se mantém ou não a decisão de Dias Toffoli. Até o início da noite desta sexta-feira quatro dos dez ministros entenderam que a vaga deve ficar com o Podemos, o partido do ex-deputado Deltan Dallagnol: Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e André Mendonça.
Pra eles, a cassação de Dallagnol se deu porque o registro da candidatura foi indeferido. Então, os 344 mil votos recebidos por ele não podem ser desconsiderados e devem contabilizados para o Podemos, ou seja, a vaga conquistada pela agremiação deve ser preenchida pelo suplente mais votado da mesma legenda, independente do número mínimo de votos exigidos pela lei eleitoral.
Já o ministro Edson Fachin entendeu que a decisão do TRE do Paraná está correta, ou seja, a vaga deixada por deve ser do Partido Liberal porque há necessidade de se atingir o número mínimo de votos exigidos pela lei eleitoral. Então, até o início da noite desta sexta-feira o placar estava em 4 a 1 para que a vaga fique com o Podemos. Os ministros do STF têm até a meia-noite desta sexta para votar.
Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki - 09/06/2023 19:50:13. Última edição: 09/06/2023 19:50:13
Uma das novidades na retomada do Minha Casa Minha Vida, que substituiu o Casa Verde Amarela, é a volta da faixa 1 para famílias com renda mensal de até R$ 2.640.
Presidente participou da inauguração do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, em Paulista, na região metropolitana de Recife.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.