Política

STF multa Telegram em R$ 1,2 milhão por descumprir bloqueio de conta

Empresa não bloqueou conta do deputado eleito Nikolas Ferreira (PL-MG)

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, multou em R$ 1,2 milhão o aplicativo de mensagens Telegram por descumprir decisão judicial que determinava o bloqueio da conta do deputado federal eleito Nikolas Ferreira. 

A medida foi tomada nesta quarta-feira (25) e Alexandre Moraes deu cinco dias para pagamento. Na decisão, o ministro destacou que, como qualquer entidade privada que exerça sua atividade econômica no Brasil, a empresa Telegram deve respeitar e cumprir as decisões do Judiciário, cabendo demonstrar inconformismos por meio de recursos permitidos pela legislação do país.

Alexandre de Moraes ressaltou que o bloqueio dos canais foi para cessar a divulgação de manifestações criminosas, e o descumprimento de decisões indica a concordância e colaboração indireta com a continuidade dos crimes.

Ainda segundo o ministro, o bloqueio não configurou qualquer censura prévia e sim interromper a divulgação de discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática.

No seu perfil do Telegram, que continua funcionando, Nikolas Ferreira criticou a decisão de Moraes e agradeceu aos seguidores. A reportagem tentou contato com o Telegram e com seu advogado no Brasil, mas não obteve retorno. 

Agência Brasil / Por Renato Aguiar - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 26/01/2023 17:10:05. Última edição: 26/01/2023 17:10:05

Tags: Stf Telegram Nikolas Ferreira

Leia também:

Flávio Dino apresenta Pacote da Democracia para Lula

Após o encontro com Lula, no Palácio do Planalto, Dino participou de uma reunião com secretários estaduais de Segurança Pública, na sede do ministério, em Brasília.

Interventor adia relatório e analisará cenas filmadas pelo STF

Após a divulgação de novas imagens dos ataques golpistas em Brasília, de 08 de janeiro, o interventor federal no Distrito Federal, Ricardo Capelli, adiou a entrega do relatório detalhado sobre o episódio. As imagens, que já circulam na imprensa e nas redes sociais, são do Supremo Tribunal Federal. Ao observar a sequência, é possível ver que havia uma barreira de homens, grades e viaturas da Polícia Militar, na lateral do Congresso Nacional, a chamada via “S”, na Esplanada dos Ministérios. Isso enquanto os vândalos golpistas se aproximam já do prédio do legislativo.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi