Política

TSE volta a julgar inelegibilidade de Jair Bolsonaro

Tribunal retoma ação às 19h

O Tribunal Superior Eleitoral retoma nesta terça-feira (27) às 19h, o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral que analisa a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e de Walter Braga Netto, candidatos à Presidência da República nas Eleições 2022.   

TSE volta a julgar inelegibilidade de Jair Bolsonaro
© Lula Marques/ Agência Brasil

O julgamento começou na última quinta-feira (22), com a leitura da integra do relatório pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves.   

Foram ouvidos também os argumentos da acusação pelo representante do PDT, da defesa dos acusados, assim como apresentado o parecer sobre o caso pelo Ministério Público Eleitoral. 

A ação do PDT pede que o TSE declare inelegíveis Bolsonaro e Braga Netto por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Bolsonaro como presidente utilizou a TV pública, que é a TV Brasil, para transmitir reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022, em que ele fez ataques ao sistema eleitoral brasileiro.  

A defesa disse que não houve fim eleitoral na reunião de Bolsonaro com embaixadores, classificando o encontro como “típico ato de governo”.   

O parecer do MP Eleitoral foi pela parcial procedência da ação do PDT para que seja declarada a inelegibilidade somente de Jair Bolsonaro e para que seja absolvido o então candidato a vice-presidente, Walter Braga Netto.  

A retomada do julgamento será feita com o voto do relator, ministro Benedito Gonçalves. Em seguida, votam os outros ministros do TSE.   

Foram destinadas três sessões para esse julgamento. Se for necessária mais uma sessão, o TSE já reservou o terceiro dia de julgamento para quinta-feira (29). 

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 27/06/2023 09:55:23. Última edição: 27/06/2023 09:55:23

Tags: TSE Jair Bolsonaro Eleições 2022 Walter Braga Netto

Leia também:

Em CPMI, Jorge Naime diz que ABIN avisou sobre plano de invasão

Jorge Naime, ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal, está preso desde fevereiro no presídio da Papuda, em Brasília. É acusado de omissão nos ataques golpistas porque tirou folga na semana das manifestações.

CPMI: coronel diz que Abin avisou em 7 de janeiro sobre invasão de 8/1

CPMI: coronel diz que Abin avisou em 7 de janeiro sobre invasão de 8/1

Após apresentar atestado para não ser ouvido na CPMI do Golpe, ex-chefe do Departamento Operacional da PM-DF Jorge Naime falou a parlamentares nesta segunda-feira.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi