Saúde

Associação é autorizada a cultivar maconha para fins medicinais

A decisão, da 2ª Vara da Justiça Federal em Florianópolis, permite que a associação importe a semente de cannabis para o plantio e realize pesquisas com o produto no grupo de pacientes atendidos pela entidade.

A Associação de Cannabis Medicinal de Santa Catarina, ou Santa Cannabis, conseguiu uma autorização judicial para o cultivo de maconha e a produção do óleo da planta para uso no tratamento de pacientes que tenham indicação clínica e prescrição médica.

A decisão é do juiz Leonardo Cacau dos Santos, da 2ª Vara da Justiça Federal em Florianópolis, e permite que a associação importe a semente de cannabis para o plantio e realize pesquisas com o produto no grupo de pacientes atendidos pela entidade. 

De acordo com o presidente da associação Santa Cannabis, Pedro Sabaciauskis, o preço do medicamento importado, em torno de R$ 3.500 , deve cair para cerca de R$ 350 com o inicio da produção própria, beneficiando os mais de 3 mil pacientes da instituição.

Na decisão o juiz Leonardo Cacau dos Santos lembrou que as discussões para a regulamentação do uso medicinal do óleo de canabis vem se arrastando há anos, deixando sem opção os pacientes que necessitam do medicamento para tratar da saúde.  

A decisão do magistrado ainda pode ser objeto de recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.

*Com supervisão de Roberto Piza.

Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino - Estagiário Rádio Nacional * - Rio de Janeiro / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 02/03/2023 08:17:06. Última edição: 02/03/2023 08:17:06

Tags: Cannabis Maconha Prescrição Médica

Leia também:

Governo proíbe uso de animais em pesquisas de cosméticos e perfumes

Governo proíbe uso de animais em pesquisas de cosméticos e perfumes

Pesquisas de produtos com fórmulas novas, sem comprovação de segurança ou eficácia, terão de utilizar métodos alternativos de testagem, como materiais artificiais.

Anvisa derruba obrigatoriedade de máscaras em aeroportos e aviões

Anvisa derruba obrigatoriedade de máscaras em aeroportos e aviões

Agência Nacional de Vigilância Sanitária mantém recomendação do uso de máscaras em aeroportos e aviões para grupos mais vulneráveis e pessoas com sintomas respiratórios.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi