Governo proíbe uso de animais em pesquisas de cosméticos e perfumes
Pesquisas de produtos com fórmulas novas, sem comprovação de segurança ou eficácia, terão de utilizar métodos alternativos de testagem, como materiais artificiais.
A decisão, da 2ª Vara da Justiça Federal em Florianópolis, permite que a associação importe a semente de cannabis para o plantio e realize pesquisas com o produto no grupo de pacientes atendidos pela entidade.
A Associação de Cannabis Medicinal de Santa Catarina, ou Santa Cannabis, conseguiu uma autorização judicial para o cultivo de maconha e a produção do óleo da planta para uso no tratamento de pacientes que tenham indicação clínica e prescrição médica.
A decisão é do juiz Leonardo Cacau dos Santos, da 2ª Vara da Justiça Federal em Florianópolis, e permite que a associação importe a semente de cannabis para o plantio e realize pesquisas com o produto no grupo de pacientes atendidos pela entidade.
De acordo com o presidente da associação Santa Cannabis, Pedro Sabaciauskis, o preço do medicamento importado, em torno de R$ 3.500 , deve cair para cerca de R$ 350 com o inicio da produção própria, beneficiando os mais de 3 mil pacientes da instituição.
Na decisão o juiz Leonardo Cacau dos Santos lembrou que as discussões para a regulamentação do uso medicinal do óleo de canabis vem se arrastando há anos, deixando sem opção os pacientes que necessitam do medicamento para tratar da saúde.
A decisão do magistrado ainda pode ser objeto de recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.
*Com supervisão de Roberto Piza.
Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino - Estagiário Rádio Nacional * - Rio de Janeiro / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 02/03/2023 08:17:06. Última edição: 02/03/2023 08:17:06
Tags: Cannabis Maconha Prescrição Médica
Pesquisas de produtos com fórmulas novas, sem comprovação de segurança ou eficácia, terão de utilizar métodos alternativos de testagem, como materiais artificiais.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária mantém recomendação do uso de máscaras em aeroportos e aviões para grupos mais vulneráveis e pessoas com sintomas respiratórios.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.