Saúde

Conselho Federal de Medicina faz vistoria no Cremerj após denúncias

A visita dos fiscais à sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), em Botafogo, na Zona Sul, acontece depois de denúncias de que uma quadrilha estaria falsificando documentos de faculdades de medicina para obter registros e vendê-los.

Uma equipe do Conselho Federal de Medicina faz uma vistoria no Setor de Inscrição de Pessoa Física do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj).

Os fiscais querem saber como é realizada  a inscrição dos alunos para recebimento do registro, e verificar se há fragilidades no sistema. O Conselho Federal de Medicina quer criar protocolos de checagem em todos os conselhos estaduais de medicina do Brasil para evitar que falsos médicos atuem no País.

A visita dos fiscais à sede do órgão, em Botafogo, na Zona Sul, acontece depois de denúncias de que uma quadrilha estaria falsificando documentos de faculdades de medicina para obter registros e vendê-los.

A reportagem entrou em contato com o Conselho Federal de Medicina, mas não recebeu retorno até o fechamento da matéria.

Em nota no site do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, o Cremerj esclarece que apresentou uma denúncia à Polícia Federal e que vem colaborando com a Instituição em operação contra falsos profissionais. 

Segundo o Cremerj foram adotados, internamente, procedimentos para ampliar a segurança na emissão dos CRMs. 

O conselho ressalta que a medicina é uma profissão de muita responsabilidade e não pode ser exercida por falsos profissionais, pois isso expõe diretamente a população. Portanto, todas as ações que visem garantir a segurança dos pacientes são fundamentais e prioritárias.

O Conselho continua colaborando ativamente com as autoridades policiais no intuito de coibir essas práticas criminosas e que é diligente na luta contra a atuação de falsos profissionais, tendo, inclusive, o Portal da Defesa Médica para o recebimento de denúncias também desse tipo.

Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Ana Lúcia Caldas / Pedro Lacerda - 05/07/2023 16:15:27. Última edição: 05/07/2023 16:15:27

Tags: Falsos Médicos Conselho Regional De Medicina Do Rio De Janeiro Fiscalização

Leia também:

Governo vai pagar piso da enfermagem retroativo a maio

A declaração foi dada nesta quarta-feira (5), durante a participação do presidente Lula na 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.

Governo vai pagar piso da enfermagem retroativo a maio

Governo vai pagar piso da enfermagem retroativo a maio

Anúncio foi feito na 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília. No evento, presidente Lula disse que trabalho da enfermagem não pode ser considerado menor.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi