Saúde

Depois de 40 anos, caso de raiva canina é registrado em SP

A Secretaria Municipal da Saúde começou uma série de ações, como a vacinação dos animais casa a casa, na área de abrangência, por tempo indeterminado. Nos dias 1º e 2 de setembro, já foram visitados quase 400 imóveis e vacinados mais de 360 animais, como parte das atividades de bloqueio.

Foi identificado um caso de raiva canina na capital paulista; o primeiro registrado em 40 anos. A notificação, feita pelo Instituto Pasteur no dia primeiro de setembro, é de um cão do bairro Butantã. 

Depois de 40 anos, caso de raiva canina é registrado em SP

O caso segue em investigação pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Mas, por causa desse registro, a Secretaria Municipal da Saúde começou uma série de ações, como a vacinação dos animais casa a casa, na área de abrangência, por tempo indeterminado. Nos dias 1º e 2 de setembro, já foram visitados quase 400 imóveis e vacinados mais de 360 animais, como parte das atividades de bloqueio. 

A cidade não registrava casos de raiva em cães, da variante canina, desde 1983. Já quanto a variante transmitida pelo morcego, mais comum, o último caso aconteceu em 2011. 

A prefeitura de São Paulo disponibiliza imunização gratuita contra a raiva para cães e gatos, durante todo o ano, em 18 postos fixos espalhados pela cidade, e também em postos volantes distribuídos pelo município.

Mas, em qualquer cidade, é importante lembrar que a vacinação contra a doença deve ser feita anualmente em cães e gatos, para o controle da doença nos animais e, consequentemente, para a saúde da população humana.

A vacina antirrábica deve ser aplicada nos animais a partir dos três meses de idade. A secretaria da Saúde recomenda que, em casos de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos, deve-se procurar imediatamente o atendimento médico para avaliação e monitoramento. 

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 05/09/2023 16:25:18. Última edição: 05/09/2023 16:25:18

Tags: Raiva Registro Cachorros Animais Cães Vacinação

Leia também:

Levantamento indica aumento de coberturas vacinais em 2022

Levantamento indica aumento de coberturas vacinais em 2022

Sucessiva queda das coberturas vacinais desde 2015 tem sido motivo de preocupação de autoridades sanitárias e pesquisadores, que temem retorno de doenças.

PNI 50 anos: como surgiu o Programa Nacional de Imunizações

PNI 50 anos: como surgiu o Programa Nacional de Imunizações

O Programa Nacional de Imunizações, PNI, foi criado em 1973 após a experiência bem sucedida do Brasil em eliminar a varíola, primeira doença extinta do planeta graças às vacinas, e que antes disso matou mais de 300 milhões de pessoas apenas durante o século XX.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi